O DOCUMENTÁRIO "A PROVÍNCIA MODERNA" COMO RECURSO AUDIOVISUAL E DIDÁTICO PARA A COMPREENSÃO DA HISTÓRIA URBANA PÚBLICA.

Autores

  • Giovanni Roberto Protásio Bentes Filho
  • Karine Maria Lima Lopes

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41610

Resumo

Este trabalho visa discutir, a partir do documentário “A Província Moderna”, o cinema não apenas como um recurso didático, mas também como uma ferramenta de História Pública, na medida em que, além de potencializar a construção do conhecimento investigativo e propositivo sobre a história e a vida urbana de Natal nas três primeiras décadas do século XX, contribui para uma reflexão crítica sobre a cidade e a sociedade de forma mais ampla, em espaços educacionais e comunitários. Foram analisadas experiências pedagógicas que utilizaram essa produção audiovisual no ensino de História e, a partir dessas vivências, buscamos propor itinerários possíveis para a discussão e aplicação dessa obra em situações excepcionais de ensino, considerando as particularidades dos diferentes públicos.

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Publicado

29-09-2025

Como Citar

PROTÁSIO BENTES FILHO, Giovanni Roberto; LIMA LOPES, Karine Maria. O DOCUMENTÁRIO "A PROVÍNCIA MODERNA" COMO RECURSO AUDIOVISUAL E DIDÁTICO PARA A COMPREENSÃO DA HISTÓRIA URBANA PÚBLICA. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 358–374, 2025. DOI: 10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41610. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/41610. Acesso em: 14 nov. 2025.