A DITADURA MILITAR NO CENTRO DA NARRATIVA NEGACIONISTA DO OLAVO DE CARVALHO NA CENA PÚBLICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41616Resumo
Olavo de Carvalho tornou-se, no tempo presente, um dos principais representantes do negacionismo no Brasil e sua narrativa repleta de falseamentos históricos, especialmente no que tange ao tema da Ditadura Militar é considerada um potente veio discursivo disseminador de negacionismos na cena pública. Logo, este trabalho tem como objetivo central compreender as bases da retórica discursiva do ensaísta e pensar como as ramificações do seu pensamento se proliferaram no debate público nos últimos anos. Ademais, é imprescindível pensar essa proliferação apenas nas mídias digitais, onde o mesmo teve maior alcance, mas também nos veículos tradicionais da mídia, como os jornais, onde Carvalho pôde estruturar sua narrativa escatológica e negacionista no início dos anos 2000.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)