DESENHOS ESCOLARES COMO NARRATIVAS HISTÓRICAS EXPERIMENTAIS

Autores

  • Matheus Fernando Silveira

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41620

Resumo

Essa pesquisa propõe um olhar sobre desenhos de estudantes sobre a Guerra do Contestado (1912-1916), para pensá-los como narrativas históricas experimentais (ou não-convencionais). Os desenhos são de um concurso de 2020, em Lebón Régis-SC, realizado por uma parceria entre movimentos sociais, escolas e prefeitura. A referência dos revolucionários caboclos da Guerra do Contestado é uma memória viva na região. Nesse sentido, seriam tais desenhos de escolares expressões com teor historiográfico? Em que medida podem ajudar a ampliar o conceito de história?

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-09-2025

Como Citar

FERNANDO SILVEIRA, Matheus. DESENHOS ESCOLARES COMO NARRATIVAS HISTÓRICAS EXPERIMENTAIS. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 264–275, 2025. DOI: 10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41620. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/41620. Acesso em: 14 nov. 2025.