DESENHOS ESCOLARES COMO NARRATIVAS HISTÓRICAS EXPERIMENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41620Resumo
Essa pesquisa propõe um olhar sobre desenhos de estudantes sobre a Guerra do Contestado (1912-1916), para pensá-los como narrativas históricas experimentais (ou não-convencionais). Os desenhos são de um concurso de 2020, em Lebón Régis-SC, realizado por uma parceria entre movimentos sociais, escolas e prefeitura. A referência dos revolucionários caboclos da Guerra do Contestado é uma memória viva na região. Nesse sentido, seriam tais desenhos de escolares expressões com teor historiográfico? Em que medida podem ajudar a ampliar o conceito de história?
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)