VALES DA PROMISSÃO:
imagens dos sertões nos Perímetros Irrigados da ditadura civil-militar brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41630Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a propaganda oficial produzida pelos órgãos federais responsáveis pelas políticas de irrigação no Nordeste brasileiro durante a ditadura civil-militar (1964-1985). As décadas de 1960 e, sobretudo, de 1970 foram marcadas por uma série de intervenções públicas que transformaram a imagem dos sertões nordestinos. Entre essas iniciativas, destacam-se os Perímetros Irrigados, áreas delimitadas pelo Estado para a implantação de projetos de irrigação nos vales úmidos, visando, especialmente, ao aumento da produção local. Este estudo analisa a representação espacial promovida pela propaganda oficial, tomando como exemplo as revistas Sudene Informa e Interior, nas quais os vales úmidos são apresentados como “terras de promissão”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)