DA ACADEMIA AO CNPJ:
DESAFIOS E DEMANDAS PARA A FORMAÇÃO DOS HISTORIADORES BRASILEIROS NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41637Resumo
Este artigo faz parte da minha pesquisa de mestrado e discute a necessidade de reconfiguração da profissão do historiador para atender às demandas contemporâneas relativas ao uso do ciberespaço (Lévy, 2010). Entendemos que este espaço pode ser um lugar de atuação profissional, a partir do contexto que Serge Noiret (2015) define como Virada Digital. Para tanto, analisamos a formação oferecida nos cursos de licenciatura em História de universidades fora do eixo Sul-Sudeste a partir de seus currículos e projetos pedagógicos de curso, amparados pela metodologia de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) e pelos conceitos de História Pública (Carvalho; Lucchesi, 2016) e História Digital (Lucchesi, 2014a).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)