DA ACADEMIA AO CNPJ:

DESAFIOS E DEMANDAS PARA A FORMAÇÃO DOS HISTORIADORES BRASILEIROS NO SÉCULO XXI

Autores

  • Viviane Cristine Pereira Nunes

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41637

Resumo

Este artigo faz parte da minha pesquisa de mestrado e discute a necessidade de reconfiguração da profissão do historiador para atender às demandas contemporâneas relativas ao uso do ciberespaço (Lévy, 2010). Entendemos que este espaço pode ser um lugar de atuação profissional, a partir do contexto que Serge Noiret (2015) define como Virada Digital. Para tanto, analisamos a formação oferecida nos cursos de licenciatura em História de universidades fora do eixo Sul-Sudeste a partir de seus currículos e projetos pedagógicos de curso, amparados pela metodologia de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) e pelos conceitos de História Pública (Carvalho; Lucchesi, 2016) e História Digital (Lucchesi, 2014a).

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Publicado

29-09-2025

Como Citar

PEREIRA NUNES, Viviane Cristine. DA ACADEMIA AO CNPJ: : DESAFIOS E DEMANDAS PARA A FORMAÇÃO DOS HISTORIADORES BRASILEIROS NO SÉCULO XXI. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 748–765, 2025. DOI: 10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41637. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/41637. Acesso em: 14 nov. 2025.