ENTRE ANCESTRALIDADE E ALGORITMOS:
A produção de conteúdo por mulheres indígenas no TikTok
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41638Resumo
No início da década de 2020, o TikTok tornou-se popular e, paulatinamente, foi possível perceber a crescente visibilidade de vídeos produzidos por indígenas na plataforma. Reconhecendo o potencial do Ciberespaço (Lévy, 2003) enquanto ambiente plural e democrático, este estudo investigou a produção de conteúdo de quatro mulheres indígenas. Utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo (Bardin, 2015), os perfis dessas influenciadoras foram analisados e transformados em nuvens de palavras. Os resultados evidenciaram a diversidade nas formas de produção de conteúdo, a interseccionalidade das identidades indígenas e femininas, e o TikTok como ferramenta poderosa para a difusão de pautas significativas, com alcance especial junto ao público jovem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)