CAÇA ÀS BRUXAS E HISTÓRIA PÚBLICA DIGITAL:

os canais de divulgação histórica no YouTube e o Ensino de História das Mulheres

Autores

  • Rebecca M. Q. Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41641

Resumo

 Este artigo busca discutir as representações de "caça às bruxas" mobilizadas pelos canais do YouTube de divulgação histórica, a partir das problemáticas do ensino de história, da história pública digital e da história da perspectiva das mulheres. A plataforma, como outros espaços sociais, é território de narrativas em disputa, refletidas nos vídeos disponibilizados. Visa-se analisar a produção historiográfica disponível nos canais de divulgação histórica “História Para Contar” e “Leitura ObrigaHistória”, cujos produtores são pessoas formadas em História, atuantes no Ensino de História. Entende-se que as narrativas em vídeo compõem um quadro de referências utilizadas por alunes da Educação Básica que buscam conteúdos de História no YouTube, e permeiam a formação da cultura histórica, localizando alunes em sua relação com o passado.

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Publicado

29-09-2025

Como Citar

M. Q. RIBEIRO, Rebecca. CAÇA ÀS BRUXAS E HISTÓRIA PÚBLICA DIGITAL:: os canais de divulgação histórica no YouTube e o Ensino de História das Mulheres. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 737–746, 2025. DOI: 10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41641. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/41641. Acesso em: 13 nov. 2025.