CAÇA ÀS BRUXAS E HISTÓRIA PÚBLICA DIGITAL:
os canais de divulgação histórica no YouTube e o Ensino de História das Mulheres
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41641Resumo
Este artigo busca discutir as representações de "caça às bruxas" mobilizadas pelos canais do YouTube de divulgação histórica, a partir das problemáticas do ensino de história, da história pública digital e da história da perspectiva das mulheres. A plataforma, como outros espaços sociais, é território de narrativas em disputa, refletidas nos vídeos disponibilizados. Visa-se analisar a produção historiográfica disponível nos canais de divulgação histórica “História Para Contar” e “Leitura ObrigaHistória”, cujos produtores são pessoas formadas em História, atuantes no Ensino de História. Entende-se que as narrativas em vídeo compõem um quadro de referências utilizadas por alunes da Educação Básica que buscam conteúdos de História no YouTube, e permeiam a formação da cultura histórica, localizando alunes em sua relação com o passado.
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