NOTÍCIAS DE INCÊNDIOS NOS JORNAIS POTIGUARES
ascensão e queda da Seção de Bombeiros do Rio Grande do Norte (1917-1949)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41719Resumo
O presente texto se desenvolveu no campo da História Urbana, tendo caráter documental e bibliográfico, analisou o papel dos jornais, em especial, os periódicos potiguares na veiculação de notícias sobre incêndios no Rio Grande do Norte, discutindo, a partir destas fontes, as movimentações políticas e sociais para criação em Natal, da Seção de Bombeiros em 1917 - sua atuação no espaço urbano da capital potiguar, durante os anos de 1920, e, posteriormente, o seu declínio nos primeiros anos da década de 1930, bem como as reiteradas matérias jornalísticas sobre os constantes incêndios que a capital potiguar sofria, sem que houvesse um serviço de extinção de incêndios organizado na década de 1940.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)