REFLEXÕES EDUCATIVAS SOBRE A DITADURA CIVIL-MILITAR E A DEMOCRACIA:

uma experiência em sala de aula.

Authors

  • Natália Centeno Rodrigues
  • Juliane Primon Conceição Serres

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41614

Abstract

O projeto de ensino Oficina Tecendo a Ronda da Memória e o Fortalecimento da Democracia abordou a ditadura civil-militar (1964-1985) com o objetivo de sensibilizar educandos do ensino médio de uma escola em Bagé/RS sobre a importância da democracia e da Lei de Anistia. Metodologicamente, combinou teoria, debates e práticas, utilizando documentos das Comissões da Verdade do RS para promover reflexões críticas sobre o passado autoritário. Os educandos analisaram fontes históricas, identificaram resquícios autoritários e elaboraram uma intervenção artística no saguão da escola, com um varal sobre a transição democrática. Concluiu-se que a abordagem ética e participativa fortaleceu a cidadania ativa e a educação em direitos humanos.

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Published

29-09-2025

How to Cite

CENTENO RODRIGUES, Natália; PRIMON CONCEIÇÃO SERRES, Juliane. REFLEXÕES EDUCATIVAS SOBRE A DITADURA CIVIL-MILITAR E A DEMOCRACIA: : uma experiência em sala de aula. Espacialidades Journal, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 421–432, 2025. DOI: 10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41614. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/41614. Acesso em: 8 dec. 2025.