Prorrogação da Chamada para Publicação - Vol. 17, n° 2

21-12-2020

[PRAZO PRORROGADO] Corpos negros e espaços: Luta e representatividade na história
.
Novo prazo: 03/01/2021
.
A edição nº 17.2 da Revista Espacialidade, traz a público o Dossiê Temático Corpos negros e espaços: Luta e representatividade na história, que tem como foco trabalhos que valorizem a experiência histórica do negro, suas lutas, memórias e história. Interessa-nos contribuições que problematizam a complexidade das relações étnico-raciais a partir de uma abordagem: social, estética, sexual, religiosa, jurídica, econômica, filosófica, educacional, de gênero e de poder político e simbólico. O dossiê serve de força motriz para a reflexão sobre o racismo, a escravidão, o pós-abolição e o ensino de história da cultura africana e afro-brasileira, com temas evidenciando o protagonismo de negros e negras em diferentes contextos sociais, destacando a habilidade de resistência, de confronto, de recusas racistas e colonialistas com o intuito de produzir conhecimento, e com isso passar a ocupar os espaços que o racismo tenta interditar.
.
O segundo volume de 2021 da Revista Espacialidades pretende divulgar artigos que versem sobre as experiências do povo negro e o seu papel como sujeitos protagonistas de suas histórias, ligadas a discussão dos mais diversos conteúdos e métodos que perpassam a espacialidade, envolvendo questões ligadas à narrativa, linguagem, intelectualidade, biografia e arte. Ressalta-se ainda que este dossiê não se restringe apenas às pesquisas circunscritas ao Brasil, e encoraja colaborações que exploram e investigam outras interações espaciais no Mundo Atlântico.
.
Também serão aceitos artigos da temática livre que atendam ao escopo da Revista, concernentes aos conceitos espaciais (território, espaço, lugar, paisagem, deslocamento, domínio, fronteira, horizonte, entre outros) e suas múltiplas relações com o tempo e ações humanas. Além disso, serão aceitas resenhas, entrevistas, traduções e transcrições de fontes que contemplem as categorias espaciais.