HISTORIADORES NO FRONT:

Como As Universidades Públicas Potiguares Estão Preparando Os Futuros Profissionais Da História Para Defender A Ciência Histórica E Ocupar O Futuro No Ciberespaço?

Auteurs-es

  • Viviane Cristine Pereira Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI :

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38549

Mots-clés :

Atuação profissional, História Pública, História Digital

Résumé

Este artigo pretende investigar as formações oferecidas pelos cursos de licenciatura em História nas universidades públicas do Rio Grande do Norte no que diz respeito às demandas contemporâneas relacionadas à História Pública (Carvalho; Lucchesi, 2016) e História Digital (Lucchesi, 2014). Para tanto, analisamos os projetos pedagógicos dos cursos e estruturas curriculares dos campi Central e Ceres da UFRN, bem como o projeto pedagógico de curso da UERN, amparados pela metodologia de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). A análise realizada permitiu entender como (e se) as instituições públicas de ensino superior do Rio Grande do Norte estão preparando os futuros historiadores para o uso e atuação no ciberespaço (Lévy, 2010).

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Publié-e

22-04-2025

Comment citer

PEREIRA NUNES, Viviane Cristine. HISTORIADORES NO FRONT: : Como As Universidades Públicas Potiguares Estão Preparando Os Futuros Profissionais Da História Para Defender A Ciência Histórica E Ocupar O Futuro No Ciberespaço?. Revue Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 1369–1387, 2025. DOI: 10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38549. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/38549. Acesso em: 24 déc. 2025.