A PERSEVERANÇA DE BRASÍLIA TEIMOSA
direito à cidade e uma análise crítica da exclusão urbana em Natal na década de 1960
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38556Résumé
O artigo analisa a formação da comunidade de Brasília Teimosa em Natal, no contexto das transformações urbanas da década de 1960. A partir dos conceitos de "direito à cidade", de Lefebvre, e da "produção capitalista do espaço", de Harvey, discute-se a exclusão territorial e a luta por moradia das populações marginalizadas. Brasília Teimosa emerge como um exemplo emblemático da resistência popular em meio às dinâmicas de especulação imobiliária e segregação espacial. Para isso, utilizam-se fontes históricas e a metodologia da análise do discurso de Norman Fairclough, evidenciando as relações entre práticas discursivas e estruturas sociais excludentes.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revue Espacialidades 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)