Humanismo Caboclo: práticas de educação popular entre jovens

Autores

  • Luciano de Melo Sousa Universidade Estadual do Piauí
  • Driele Vanessa Viana da Silva
  • Juliana Lima Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2018v9n1ID13255

Palavras-chave:

Extensão universitária, educação popular, juventude, cidadania.

Resumo

Analisa experiências extensionistas do Humanismo Caboclo, entre 2014 e 2015, a partir de trabalhos educativos de duas estudantes do curso de Pedagogia junto às suas comunidades, em municípios do estado do Piauí. A proposta extensionista, inspirada no pensamento de Paulo Freire (1987; 1996; 2011), fomentou as caminhadas de organização e luta social dos grupos dos quais fazem parte as estudantes (um grupo de jovens e uma associação ambientalista) em diálogo com o suporte teórico sobre educação popular. Seu foco é compreender as trajetórias construídas pelos coletivos: ações, objetivos, estratégias e processos. Paralelamente, discute um sentido para extensão universitária que supera o assistencialismo social e a educação instrumentalizadora.

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Biografia do Autor

Luciano de Melo Sousa, Universidade Estadual do Piauí

Professor da licenciatura em Ciências Sociais, campus Poeta Torquato Neto (Uespi). Mestre e doutor em Ciências Sociais.

Driele Vanessa Viana da Silva

Estudante do curso de Pedagogia Uespi. Educadora da Escola Família Agrícola Santa Ângela. Componente da Associação Ambientalista Morro da Coã (Lagoa de São Francisco - Piauí)

Juliana Lima Nascimento

Estudante do curso de Pedagogia Uespi. Técnica em Agro-Pecuária. Radialista.

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Publicado

19-05-2020

Como Citar

SOUSA, L. de M.; DA SILVA, D. V. V.; NASCIMENTO, J. L. Humanismo Caboclo: práticas de educação popular entre jovens. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 9, n. 1, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2018v9n1ID13255. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/13255. Acesso em: 24 abr. 2024.