Humanismo Caboclo: práticas de educação popular entre jovens
DOI:
https://doi.org/10.21680/2178-6054.2018v9n1ID13255Palavras-chave:
Extensão universitária, educação popular, juventude, cidadania.Resumo
Analisa experiências extensionistas do Humanismo Caboclo, entre 2014 e 2015, a partir de trabalhos educativos de duas estudantes do curso de Pedagogia junto às suas comunidades, em municípios do estado do Piauí. A proposta extensionista, inspirada no pensamento de Paulo Freire (1987; 1996; 2011), fomentou as caminhadas de organização e luta social dos grupos dos quais fazem parte as estudantes (um grupo de jovens e uma associação ambientalista) em diálogo com o suporte teórico sobre educação popular. Seu foco é compreender as trajetórias construídas pelos coletivos: ações, objetivos, estratégias e processos. Paralelamente, discute um sentido para extensão universitária que supera o assistencialismo social e a educação instrumentalizadora.Downloads
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Publicado
19-05-2020
Como Citar
SOUSA, L. de M.; DA SILVA, D. V. V.; NASCIMENTO, J. L. Humanismo Caboclo: práticas de educação popular entre jovens. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 9, n. 1, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2018v9n1ID13255. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/13255. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos