PROJETO LOUCURA COMENTADA: UM OLHAR PARA O SUICÍDIO E A SAÚDE MENTAL DO ESTUDANTE DE MEDICINA

Autores

  • Cely Carolyne Pontes Morcerf UNIGRANRIO

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2018v9n1ID13858

Palavras-chave:

saúde mental, medicina, educação médica.

Resumo

Introdução: O suicídio cresce com variações relacionadas ao perfil local, tendo grande destaque entre estudantes de medicina. Problemas relativos à saúde mental do acadêmico de medicina, apesar de crescentes ainda possuem carência de discussão dentro das instituições de ensino. Objetivo: Debater sobre transtornos mentais entre estudantes de medicina e medidas de prevenção e abordagem, envolvendo o papel do estudante. Método: Relato de experiência do Projeto Loucura Comentada. Resultados: São feitas discussão e análise dos conhecimentos dos estudantes sobre o suicídio na atenção básica. Realizam-se rodas de conversas sobre questões éticas e angústias do contato com casos de suicídio, além do despreparo do estudante para prevenção, abordagem e conduta. Conclusão: É exposta a necessidade de se falar mais sobre o tema, ampliando espaços de discussão e estudos dentro das escolas médicas. É colocada também a necessidade de um núcleo de apoio em saúde mental ao aluno na faculdade de medicina.

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Biografia do Autor

Cely Carolyne Pontes Morcerf, UNIGRANRIO

Acadêmica do 12º período do Curso de Medicina da Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO/ Campus Barra da Tijuca, com graduação em 01 de julho de 2018. Foi presidente da Liga Acadêmica de Saúde Mental da UNIGRANRIO/ Barra da Tijuca (gestão 2013-2015). Presidente do Centro Acadêmico de Medicina da Unigranrio (CAMU), gestão 2015-2016. Presidente e fundadora da Liga Acadêmica de Infectologia e Doenças Parasitárias da Unigranrio (gestão 2013-2016). Secretária e fundadora da Liga Acadêmica de Oncologia Pediátrica. Monitora de metodologia científica da disciplina TCC 1 por 1 ano (2015-2016). Desenvolvendo projetos nas áreas de Saúde Coletiva e Saúde Mental. Presidente do Projeto de Extensão e Responsabilidade Social Ilumine (gestão 2013-2016) e Presidente e Fundadora do Projeto de Extensão MedEduca da Unigranrio. Foi Diretora Social do Centro Acadêmico da Unigranrio (CAMU) - Gestões 2013-2015. Foi monitora por 1 ano da disciplina de Saúde e Sociedade em 2013. Foi monitora da disciplina Saúde Coletiva III na Unigranrio/ Campus Duque de Caxias, durante 1 ano. Foi diretora da Liga de Humanização Comitê da Alegria. Fundadora e diretora do projeto social de medicina Flores no Jardim Gramacho (2014-2016). Fundadora e Presidente da Liga de Pesquisa Científica (gestão 2015-2016) da Unigranrio. Fundadora e Presidente do Grupo de Estudos e Liga Acadêmica de Genética Médica (LAGEM). Acadêmico-Bolsista do Instituto de Psiquiatria Philppe Pinel - Setor de Emergências Psiquiátricas 2016. Realizou estágio de férias nos setores de Radioterapia e Oncologia Pediátrica do Hospital do Câncer de Barretos. Acadêmica estagiária do setor de Emergências do Hospital Naval Marcílio Dias. 1º colocada na seleção de estágio em Emergências Pediátricas da Prontobaby. Acadêmica do CTI no Centro Pediátrico da Lagoa (CPL). Coordenadora Regional SE-1 da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM). Atual monitora da disciplina de Psiquiatria do internato médico e da disciplina de Saúde Mental do 6º período de medicina da Unigranrio Barra da Tijuca. Apresentou mais de 120 trabalhos científicos em congressos. Foi 1º Lugar da seleção de estágios internacionais do Núcleo Brasil China, desenvolvendo intercâmbio cultural e acadêmico sobre Medicina Tradicional Chinesa na Universidade de Shangai por 1 mês, com bolsa integral, em 2017. Foi 3º lugar do Brasil na seleção de estágios internacionais SCOPE da DENEM Brasil, sendo selecionada para intercâmbio no departamento de Neurologia da Universität des Saarlandes, Alemanha.

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Publicado

19-05-2020

Como Citar

PONTES MORCERF, C. C. PROJETO LOUCURA COMENTADA: UM OLHAR PARA O SUICÍDIO E A SAÚDE MENTAL DO ESTUDANTE DE MEDICINA. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 9, n. 1, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2018v9n1ID13858. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/13858. Acesso em: 29 mar. 2024.