A EXPERIÊNCIA DO GRUPO SAÚDE E BEM-ESTAR FURB NA REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER DE BLUMENAU (SC), BRASIL

Autores

  • Monica Weiler Ceccato Universidade Regional de Blumenau
  • Cléria Becker Aita Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau
  • Ana Cláudia Tensini Universidade Regional de Blumenau
  • Cheila Carolina Kohls Universidade Regional de Blumenau
  • Amanda Martinez Universidade Regional de Blumenau
  • Camila Michelle Westphal Universidade Regional de Blumenau
  • Joana Losi Universidade Regional de Blumenau
  • Alice Inara Pereira Universidade Regional de Blumenau
  • Sabrida Cruz Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2018v9n1ID13894

Palavras-chave:

Saúde e Bem-Estar, Câncer de Mama, Fisioterapia, Trabalho.

Resumo

Saúde e Bem-Estar é um Projeto de Extensão da Universidade Regional de Blumenau.  Seu objetivo é contribuir com a prevenção e promoção da saúde e do bem-estar das mulheres da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau/SC. Sua metodologia é educação em saúde com a prática de grupos e oficinas. De acordo com o Edital PROEXT 2016 MEC/SESu e Resolução FURB 24/2004, este projeto possui como área temática principal o eixo Saúde e sub-áreas: Saúde da Mulher, Saúde das Mulheres e Saúde do Trabalhador. Em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, relaciona-se com o ODS 3 Boa Saúde e Bem Estar e, indiretamente com vários outros, haja visto que a promoção de saúde e qualidade de vida está relacionada com as várias dimensões do desenvolvimento sustentável. As mulheres participantes relatam melhora da funcionalidade nas atividades de vida diária, da consciência corporal e do retorno ao trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Weiler Ceccato, Universidade Regional de Blumenau

Docente do Quadro da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Vinculada ao Centro de Ciências da Saúde no Departamento de Fisioterapia. Doutoranda em Ciência e Tecnologia Ambiental na Universidade do Vale do Itajaí (PPCTA/UNIVALI). Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR),Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pela Faculdade Inspirar, Especialista em Educação Física pela Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIIJUÍ), Mestre em Engenharia de Produção na Gestão da Qualidade e Desenvolvimento de Produtos e Processos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Formação e Aprofundamento em Yoga (Instituto Vida de Yoga), em andamento. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Saúde, Saúde e Bem Estar, Fisioterapia na Saúde Mental, Saúde Ambiental, Fisioterapia Dermatofuncional, Fisioterapia Postural, Terapias de Spa com ênfase na prevenção e promoção de saúde e qualidade de vida. É docente extensionista e pesquisadora nos Projetos Saúde e Bem-Estar Furb SIPEX/FURB 891/2017 e Toque Terapêutico Furb SIPEX/FURB 888/2017. Faz parte do Colegiado e Núcleo Docente Estruturante do Curso de Fisioterapia da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Endereço: Universidade Regional de Blumenau, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fisioterapia, Rua Antônio da Veiga, 140, Cep.: 89012-0900, Bairro Victor Konder, Blumenau, Santa Catarina, Brasil, e-mail: monicaweilerceccato@gmail.com , Celular/watts: +55 (47)9.9982-1031

Cléria Becker Aita, Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau

Fisioterapeuta da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau

Ana Cláudia Tensini, Universidade Regional de Blumenau

Acadêmica de Fisioterapia da Universidade Regional de Blumenau

Cheila Carolina Kohls, Universidade Regional de Blumenau

Acadêmica de Fisioterapia da Universidade Regional de Blumenau

Amanda Martinez, Universidade Regional de Blumenau

Acadêmica de Fisioterapia da Universidade Regional de Blumenau

Camila Michelle Westphal, Universidade Regional de Blumenau

Acadêmica de Fisioterapia da Universidade Regional de Blumenau

Joana Losi, Universidade Regional de Blumenau

Acadêmica de Fisioterapia da Universidade Regional de Blumenau

Alice Inara Pereira, Universidade Regional de Blumenau

Acadêmica de Fisioterapia da Universidade Regional de Blumenau

Sabrida Cruz, Universidade Regional de Blumenau

Acadêmica de Fisioterapia da Universidade Regional de Blumenau

Downloads

Publicado

19-05-2020

Como Citar

CECCATO, M. W.; AITA, C. B.; TENSINI, A. C.; KOHLS, C. C.; MARTINEZ, A.; WESTPHAL, C. M.; LOSI, J.; PEREIRA, A. I.; CRUZ, S. A EXPERIÊNCIA DO GRUPO SAÚDE E BEM-ESTAR FURB NA REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER DE BLUMENAU (SC), BRASIL. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 9, n. 1, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2018v9n1ID13894. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/13894. Acesso em: 25 abr. 2024.