A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTES

Authors

  • Marcilio de Souza Vieira Federal University of the Northern Great River

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2018v9n1ID14117

Keywords:

Formação continuada, Dança, Pluralidade cultural, Educação Física, Arte.

Abstract

O processo de formação continuada é um projeto permanente que possibilita aos professores caminhos para que, de forma coletiva e contxtualizada com o universo de atuação de cada profissional, possam criar alternativas para (re) discutir, (re) definir e transformar o seu pensamento, consequentemente a sua prática docente.  Pensamos que a formação continuada exige uma postura investigativa dos professores e das transformações exigidas pela sociedade no processo de ensino e aprendizagem. Assim as diferentes realidades de ensino em Educação Física e Artes do país e os desafios constantes da prática docente faz perceber que a formação profissional precisa ser entendida como uma ação necessária e de fundamental valor para subsidiar a atuação de professores das áreas mencionadas na educação básica. É nessa direção que diferentes áreas do conhecimento incluindo a Educação Física e a Arte, vêm estabelecendo estratégias distintas para a formação continuada de seus professores. Este texto objetiva compreender o processo de formação continuada para professores de Educação Física e Artes articulados com as temáticas da dança e da pluralidade cultural. Parte da abordagem metodológica da pesquisa qualitativa com ênfase na abordagem crítico-dialética.

Downloads

Author Biography

Marcilio de Souza Vieira, Federal University of the Northern Great River

Post-Doctor in Arts (UNESP “Júlio Mesquita Filho”);

Doctor in Education (UFRN);

Professor of the Dance Course of UFRN;

Researcher Member "Group of Research in Body, Dance and Creation Processes" (CIRANDAR/UFRN) and "Research Group Body, Phenomenology and Movement" (ESTESIA/ UFRN);

Is a professor of Postgraduate Programs in Performing Arts (PPGArc) and
Post-Graduation in Teaching of Arts (PROFARTES) of UFRN.

marciliov26@hotmail.com; souvyer@yahoo.com.br


Published

19-05-2020

How to Cite

VIEIRA, M. de S. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTES. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 9, n. 1, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2018v9n1ID14117. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/14117. Acesso em: 14 apr. 2025.