A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTES
DOI:
https://doi.org/10.21680/2178-6054.2018v9n1ID14117Palavras-chave:
Formação continuada, Dança, Pluralidade cultural, Educação Física, Arte.Resumo
O processo de formação continuada é um projeto permanente que possibilita aos professores caminhos para que, de forma coletiva e contxtualizada com o universo de atuação de cada profissional, possam criar alternativas para (re) discutir, (re) definir e transformar o seu pensamento, consequentemente a sua prática docente. Pensamos que a formação continuada exige uma postura investigativa dos professores e das transformações exigidas pela sociedade no processo de ensino e aprendizagem. Assim as diferentes realidades de ensino em Educação Física e Artes do país e os desafios constantes da prática docente faz perceber que a formação profissional precisa ser entendida como uma ação necessária e de fundamental valor para subsidiar a atuação de professores das áreas mencionadas na educação básica. É nessa direção que diferentes áreas do conhecimento incluindo a Educação Física e a Arte, vêm estabelecendo estratégias distintas para a formação continuada de seus professores. Este texto objetiva compreender o processo de formação continuada para professores de Educação Física e Artes articulados com as temáticas da dança e da pluralidade cultural. Parte da abordagem metodológica da pesquisa qualitativa com ênfase na abordagem crítico-dialética.