A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTES

Autores

  • Marcilio de Souza Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2018v9n1ID14117

Palavras-chave:

Formação continuada, Dança, Pluralidade cultural, Educação Física, Arte.

Resumo

O processo de formação continuada é um projeto permanente que possibilita aos professores caminhos para que, de forma coletiva e contxtualizada com o universo de atuação de cada profissional, possam criar alternativas para (re) discutir, (re) definir e transformar o seu pensamento, consequentemente a sua prática docente.  Pensamos que a formação continuada exige uma postura investigativa dos professores e das transformações exigidas pela sociedade no processo de ensino e aprendizagem. Assim as diferentes realidades de ensino em Educação Física e Artes do país e os desafios constantes da prática docente faz perceber que a formação profissional precisa ser entendida como uma ação necessária e de fundamental valor para subsidiar a atuação de professores das áreas mencionadas na educação básica. É nessa direção que diferentes áreas do conhecimento incluindo a Educação Física e a Arte, vêm estabelecendo estratégias distintas para a formação continuada de seus professores. Este texto objetiva compreender o processo de formação continuada para professores de Educação Física e Artes articulados com as temáticas da dança e da pluralidade cultural. Parte da abordagem metodológica da pesquisa qualitativa com ênfase na abordagem crítico-dialética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcilio de Souza Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutor em Artes (UNESP “Júlio Mesquita Filho”), Doutor em
Educação (FRN), Professor do Curso de Dança da UFRN. Membro pesquisador
do Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Grupo Estesia/UFRN) e
do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR);
é professor dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGArc) e
Pós-Graduação em Ensino de Artes (PROFARTES) da UFRN.
marciliov26@hotmail.com; souvyer@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

19-05-2020

Como Citar

VIEIRA, M. de S. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTES. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 9, n. 1, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2018v9n1ID14117. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/14117. Acesso em: 22 dez. 2024.