O ENSINO DE GEOPOLÍTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL E DO JOGO WAR: PRÁTICAS DOCENTES DO PIBID GEOGRAFIA-UFRN

Autores

  • Breno de Assis Silva Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - DGE/UFRN Membro do Grupo de Pesquisa em História da Cidade, do Território e do Urbanismo (HCUrb)
  • Edu Silvestre de Albuquerque Universidade Federal do Rio Grande do Norte - DGE/UFRN
  • Moisés Jerônimo da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - DGE/UFRN
  • Allan Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Norte - DGE/UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2018v9n1ID14487

Palavras-chave:

Produção Textual, PIBID, Ensino de Geopolítica, Jogos Lúdicos.

Resumo

O artigo tem por objetivo expor a experiência realizada pelos bolsistas do PIBID Geografia Natal da UFRN com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Mascarenhas Homem (Natal-RN). Sabe-se que o PIBID tem por objetivo oportunizar ao licenciando uma experiência inicial na sala de aula e, ao mesmo tempo, proporcionar aos alunos do Ensino Básico, sobretudo da rede pública, atividades mais dinâmicas que fujam da monotonia imposta pelo modelo de ensino tradicional. Assim, foram desenvolvidas atividades lúdicas facilitadoras da apreensão do conteúdo de geopolítica e blocos de poder ministrado em aula. As atividades desenvolvidas em sala de aula foram em torno do jogo WAR, adaptado ao conteúdo a ser ministrado. Considerando que parte das atenções dos alunos se volta ao ENEM, também propomos a realização de uma produção textual dos alunos. Nesse texto, discutimos os resultados alcançados nessas duas atividades experimentais que configuram aprendizados para a prática de novas atividades pedagógicas no ensino de geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno de Assis Silva Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - DGE/UFRN Membro do Grupo de Pesquisa em História da Cidade, do Território e do Urbanismo (HCUrb)

Licenciando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - DGE/UFRN

Interesse em Geografia humana, com foco em geografia agrária, urbana e cultural em uma perspectiva histórica; educação e geografia; geografia política.

Edu Silvestre de Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - DGE/UFRN

Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Moisés Jerônimo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - DGE/UFRN

Licenciando do Curso de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Allan Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - DGE/UFRN

Licenciando do Curso de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

19-05-2020

Como Citar

ARAÚJO, B. de A. S.; ALBUQUERQUE, E. S. de; SILVA, M. J. da; FERNANDES, A. O ENSINO DE GEOPOLÍTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL E DO JOGO WAR: PRÁTICAS DOCENTES DO PIBID GEOGRAFIA-UFRN. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 9, n. 1, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2018v9n1ID14487. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/14487. Acesso em: 26 abr. 2024.