EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E LUTA POR DIREITOS SOCIAIS: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL NO HOSPITAL MS. WALFREDO GURGEL/RN

Autores

  • Amanda da Fé Pereira Caroline Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcella Andrade da Silva Taynara Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Tibério Oliveira Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2019v10n2ID15221

Palavras-chave:

saúde, estágio curricular, direitos sociais.

Resumo

O trabalho trata de uma análise acerca da experiência de estágio curricular vivenciada no Hospital Ms. Walfredo Gurgel da cidade de Natal/RN, relacionando com o projeto de intervenção realizado durante o ano de 2017. O estudo se refere às disciplinas de Estágio em Serviço Social I e II e Núcleo do fazer profissional I e II. O objetivo do trabalho constitui em apresentar uma breve explanação da concepção de estágio vivenciada no espaço sócio ocupacional, contextualizando de forma crítica a conjuntura da realidade atual, além da elaboração e materialização do projeto de intervenção no Hospital Ms. Walfredo Gurgel com os usuários que acessam a instituição. A metodologia foi construída a partir do aporte teórico com a pesquisa bibliográfica, além de rodas de conversas utilizadas com os usuários do serviço e formas de avaliação do conteúdo. Os conteúdos abordados se referem à Lei 13.429/2017 e a Emenda Constitucional 95/2016,relacionando com o âmbito da saúde e recortando para o hospital. Percebemos que existem possibilidades de realização de atividades voltadas para educação em saúde e ações sócio pedagógicas, na perspectiva de trazer para esses sujeitos acesso a informações sobre assistência social e direitos sociais, além de possibilitar a participação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda da Fé Pereira Caroline, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda de Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Bolsista voluntária de Iniciação Científica sobre a CARACTERIZAÇÃO DO SEMIÁRIDO POTIGUAR E VULNERABILIDADES AMBIENTAIS, SOCIAIS, ECONÔMICAS E POLÍTICAS DA POPULAÇÃO RURAL, do DESSO da UFRN. 

Marcella Andrade da Silva Taynara, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda de Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Tibério Oliveira Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

GRADUAÇÃO em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 
MESTRADO em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 
DOUTORANDO em Política Social pela Universidade de Brasília. 

Professor substituto no Departamento de Serviço Social - Desso, da UFRN.

Downloads

Publicado

19-05-2020

Como Citar

CAROLINE, A. da F. P.; TAYNARA, M. A. da S.; LIMA, T. O. EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E LUTA POR DIREITOS SOCIAIS: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL NO HOSPITAL MS. WALFREDO GURGEL/RN. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 10, n. 2, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2019v10n2ID15221. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/15221. Acesso em: 25 abr. 2024.