EXPERIÊNCIA DO PROJETO DANÇAFIBRO ENCARANDO OS DESAFIOS DO ISOLAMENTO SOCIAL

(Relato de Experiência) PROJETO DANÇAFIBRO E O ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Rebeca Freitas de Oliveira Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Adna Karolinne Fonseca Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Emerson Mateus Mendonça Lima Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Diógenes Diniz do Nascimento Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcelo Cardoso de Souza UFRN/FACISA https://orcid.org/0000-0002-9268-8353

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2020v12n1ID20713

Resumo

O estudo trata-se de um relato de experiência do projeto dançafibro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no campus da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA), que desenvolve ações de assistência para mulheres com fibromialgia através da dança. Dessa maneira, possui como objetivo relatar ações de promoção à saúde durante o isolamento social causado pela pandemia da COVID-19.  Diante disso, são realizadas postagens através de mídias sociais que suprem a ausência das atividades presenciais, que visam atenuar a fadiga e outros fatores que são decorrentes desta doença crônica. Deste modo, os resultados evidenciam uma boa adesão das participantes do projeto, como também, engajamento entre o grupo de alunos, e percebeu-se um retorno positivo para pacientes e alunos, contribuindo para o fortalecimento da estratégia momentânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Freitas de Oliveira Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

  • Aluna do nono período do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Adna Karolinne Fonseca, Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi – Universidade Federal do Rio Grande do Norte

  • Aluna do quinto período do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Emerson Mateus Mendonça Lima, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

  • Aluno do quinto período do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Diógenes Diniz do Nascimento, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi – Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Aluno do nono período do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi – Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Marcelo Cardoso de Souza, UFRN/FACISA

Graduado em Fisioterapia pela Faculdade Salesiana de Vitória - ES. Especialista em Reumatologia para Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais I e Especialista em Reumatologia para Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais II pela UNIFESP/EPM. Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, Doença e Envelhecimento pelo Instituto Biodelta de Ensino e Pesquisa -FMUSP. Especialista em Educação em Saúde pelo Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) - UNIFESP. Mestrado pelo Programa de Pós- Graduação em Ciências da Saúde aplicadas à Reumatologia -UNIFESP/EPM. Doutorado pelo Programa de Pós -Graduação em Ciências da Saúde aplicadas à Reumatologia - UNIFESP/EPM. Atualmente é Professor Adjunto (DE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lotado na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) - campus em Santa Cruz-RN, no Curso de Fisioterapia, atuando na área de Aparelho Locomotor, na disciplina de Atenção Fisioterapêutica em Reumatologia. Professor permanente dos Programas de Pós- Graduação (Mestrado) em Ciências da Reabilitação - PPGCREAB e em Saúde Coletiva - PPGSACOL da FACISA/UFRN. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da FACISA/UFRN.

 

Downloads

Publicado

03-09-2020

Como Citar

NUNES, R. F. de O. .; FONSECA, A. K. .; LIMA, E. M. M. .; DO NASCIMENTO, D. D. .; DE SOUZA, M. C. EXPERIÊNCIA DO PROJETO DANÇAFIBRO ENCARANDO OS DESAFIOS DO ISOLAMENTO SOCIAL: (Relato de Experiência) PROJETO DANÇAFIBRO E O ISOLAMENTO SOCIAL. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 12, n. 1, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2020v12n1ID20713. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/20713. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial