Vivemos tempos difíceis ao longo dos últimos meses. Tempos repletos de desafios inesperados, limitações, dores e luto; por outro lado, fecundo, marcado pelo esforço por superação, reinvenção e resistências. A deflagração de uma pandemia numa escala de letalidade sem precedentes, desde a “gripe espanhola”, causou um impacto no mundo e na vida das pessoas que nós só começamos a vislumbrar, mas que serão fonte de estudo por muito tempo ainda. 

Entretanto, a COVID-19 e o contexto que ela impôs não pode esperar para serem discutidos. Essa edição especial da Revista “Extensão & Sociedade” é fruto dessa percepção, bem como da vontade de contribuir com a divulgação de conteúdos com potencial científico e relevância social sobre o assunto em pauta. Precisamos de toda colaboração possível para aprender e enfrentar a doença e as suas consequências. Nesse sentido, destacamos o papel desempenhado pelos campos de conhecimento relacionados à Saúde, ao mesmo tempo em que reconhecemos a importância fundamental de outras áreas que têm possibilitado novas perspectivas e métodos num mundo em rápida transformação.

No centro disso tudo, o conhecimento produzido nas Universidades Públicas teve seu valor posto à prova e deixou evidente a importância de suas práticas educacionais sustentadas por Pesquisa, Ensino e Extensão. 

Nós, que compomos a equipe da Revista Extensão & Sociedade, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, expressamos nessa carta editorial nossa profunda gratidão a todos os responsáveis por fazer acontecer a Extensão Universitária por meio de projetos e ações diversas. Nossa gratidão respeitosa para àqueles que buscaram maneiras de continuar seus trabalhos com responsabilidade, se adaptando às novas normas do contexto social; àqueles que mantiveram o fluxo entre extensão e sociedade funcionando e se mobilizaram para oferecer informação, conhecimento e serviço à comunidade externa aos muros universitários. Em especial, gostaríamos de agradecer e prestar homenagem aos nossos autores, por compartilharem suas reflexões e experiências com todos nós.

Boa leitura!

Equipe Editorial

 

Publicado: 26-11-2020