PERCEPÇÃO DISCENTE FRENTE À ESTRATÉGIA DE TELEMONITORAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA, 2020

Relato de Experiência

Autores

  • Adriana Gomes Magalhães UFRN
  • César Augusto Medeiros Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Ingrid Nayara Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Vívian Fernanda Dantas da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Laiane Santos Eufrásio UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2020v12n1ID20747

Resumo

A partir do cenário de isolamento social pela pandemia do coronavírus, as universidades começaram a adotar estratégicas diferentes. O estudo objetivou relatar a experiência de discentes de graduação em fisioterapia com uma nova estratégia de atendimento. Trata-se de um trabalho descritivo, tipo relato de experiência, referente ao telemonitoramento em fisioterapia na saúde da mulher, por extensão universitária. Participaram 5 discentes, 2 docentes, atendendo 6 mulheres com disfunções uroginecológicas e funcionais. Ocorreu via chamadas de vídeos em tempo real, por aplicativo de comunicação virtual, durante 1 mês, 1 sessão por semana. A estratégia fortaleceu vínculos entre comunidade, discentes e docentes, enriqueceu os estudantes tanto no âmbito profissional de forma prática, como na produção de conteúdos teóricos, além de beneficiar mulheres com a continuidade do cuidado.

Palavras-chaves: Coronavirus. Universidades. Estudantes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Gomes Magalhães, UFRN

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (1997), mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e Doutorado em Fisioterapia pelo Programa de pós Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi. Tem experiência na área de Fisioterapia na Saúde da Mulher (Obstetrícia), Materno- Infantil. Possui interesse nas aréas de saúde coletiva e saúde da mulher e funcionalidade.

César Augusto Medeiros Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduando do curso de Fisioterapia  pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi.

Ingrid Nayara Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi.

Vívian Fernanda Dantas da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Acadêmica do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí.

Laiane Santos Eufrásio, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Professora Doutora de Fisioterapia na Saúde da Mulher e Dermatofuncional da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - FACISA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Santa Cruz/RN.

Downloads

Publicado

04-09-2020

Como Citar

GOMES MAGALHÃES, A.; AUGUSTO MEDEIROS SILVA, C.; NAYARA PEREIRA, I. .; FERNANDA DANTAS DA SILVA, V.; SANTOS EUFRÁSIO, L. PERCEPÇÃO DISCENTE FRENTE À ESTRATÉGIA DE TELEMONITORAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA, 2020: Relato de Experiência. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 12, n. 1, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2020v12n1ID20747. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/20747. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial