A CONSTRUÇÃO DE UM ENVELHECIMENTO ATIVO

(Relato) ESTRATÉGIAS VIRTUAL DE PROMOÇÃO E CUIDADO COM A SAÚDE DO IDOSO FRENTE A PANDEIA DO NOVO CORONAVÍRUS

Autores

  • Josilaini Oliveira FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI
  • Daniela Gomes da Costa
  • Diógenes Diniz do Nascimento
  • Vilani Medeiros de Araújo Nunes
  • Thaiza Teixeira Xavier Nobre

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2020v12n1ID20787

Resumo

O novo Corona vírus (Covid-19) é uma doença causada pelo SARS-CoV-2. É caracterizado por uma infecção que acomete principalmente o sistema respiratório. O quadro clínico do indivíduo pode variar de leve a moderado, e quadros graves, onde nesse caso pode ocorrer síndrome respiratória grave levando a inúmeras complicações. Por se tratar de uma doença de fácil contágio (gotículas de saliva, aperto de mãos, objetos/superfícies contaminadas), com isso, medidas de saúde como o distanciamento social, medidas de isolamento, detecção dos casos e quarentena, estão desempenhando um papel essencial levando a uma redução significativa no número de infectados. Com isso o objetivo do grupo virtual é levar informações válidas de como os idosos devem lidar com a quarentena e as medidas que devem ser tomadas para evitar contaminação por Covid-19.

Palavras-chave: Educação em saúde, Idosos, Envelhecimento ativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josilaini Oliveira, FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI

Graduanda em Fisioterapia na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - UFRN

Daniela Gomes da Costa

Graduanda em Fisioterapia na Faculdade de Ciências da Saúde  do Trairi - UFRN

Diógenes Diniz do Nascimento

Graduando em Fisioterapia na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi – UFRN

Vilani Medeiros de Araújo Nunes

Doutora em Ciências da Saúde (PPGCSA/UFRN) com tese na área da Gerontologia; Mestrado em Enfermagem (PPGENF), Sanitarista, Especialista em Saúde Pública/FIOCRUZ/UFRN), Especialista em Saúde da Família, Saúde do Idoso e Vigilância em Saúde (Epidemiológica e Sanitária/UNAERP). Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN, atualmente nos cursos de Graduação em Medicina e Saúde Coletiva (CCS/UFRN). Na Pós-Graduação, é coordenadora adjunta do Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (PPG QualiSaúde UFRN/UMU/INSP) e membro permanente do Mestrado em Saúde da Família (RENASF), desempenhado as funções de docente e orientadora. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/HUOL/UFRN). Pesquisadora na área da Qualidade e Segurança do Paciente.Atenção Primária em Saúde/Estratégia Saúde da Família, Envelhecimento Humano (Gerontologia) e Vigilância em Saúde. Tutora EAD do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação para a Saúde.

Thaiza Teixeira Xavier Nobre

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde UFRN. Especialista em Ativação do processo de mudança no ensino superior. Especialista em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde. Professora Associada II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente e vice-coordenadora do PPG QUALISAÚDE: Qualidade em serviços de saúde e segurança do paciente. Docente do PPG SCOL: linha de pesquisa - Distribuição e fatores determinantes dos agravos à saúde nas populações humanas. Docente do PPG PSICOLOGIA. Líder do grupo de pesquisa: Grupo Interdisciplinar de Estudos em Ciência, Saúde e Sociedade.

Downloads

Publicado

04-09-2020

Como Citar

OLIVEIRA, J.; GOMES DA COSTA , D. .; DINIZ DO NASCIMENTO , D.; DE ARAÚJO NUNES , V. M. .; XAVIER NOBRE , T. T. . A CONSTRUÇÃO DE UM ENVELHECIMENTO ATIVO : (Relato) ESTRATÉGIAS VIRTUAL DE PROMOÇÃO E CUIDADO COM A SAÚDE DO IDOSO FRENTE A PANDEIA DO NOVO CORONAVÍRUS. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 12, n. 1, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2020v12n1ID20787. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/20787. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial