ESTRATÉGIAS E AÇÕES DESENVOLVIDAS NO ENFRENTAMENTO DO CORONAVÍRUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Relato de Experiência

Autores

  • Cylene Bezerra de Medeiros Nóbrega UFRN
  • Sheila Saint-Clair da Silva Teodosio UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2020v12n1ID20798

Resumo

Este estudo tem como objetivo relatar as estratégias e ações desenvolvidas pelo Centro Formador de Recursos Humanos, do Estado da Paraíba, frente à pandemia do Coronavírus. O Centro Formador, enquanto Escola Técnica do SUS e coordenador da Política de Educação Permanente no Estado teve um papel estratégico no enfrentamento da pandemia que assola o Estado da Paraíba. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado no contexto da pandemia da do Coronavírus. Utilizou como referencial teórico os documentos e textos produzidos pela OMS, OPAS e MS. Resultados: Entre as ações principais ele apoiou o processo de contratação de profissionais de saúde, bem como foi responsável por estratégias educativas, utilizando os pressupostos das metodologias ativas e educação permanente, para o contingenciamento do Coronavírus. Considerações Finais: O Centro de Formação assumiu o papel de instituição educadora na Saúde, através de ações estratégicas, para estimular o profissional de Saúde a refletir e compreender a sua prática em meio a uma doença de alto contágio. Espera-se que o presente relato possa contribuir com o debate acerca das ações estratégicas de enfrentamento ao do Coronavírus e da importância da Educação em Saúde nas ações de prevenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-09-2020

Como Citar

BEZERRA DE MEDEIROS NÓBREGA, C.; SAINT-CLAIR DA SILVA TEODOSIO, S. . ESTRATÉGIAS E AÇÕES DESENVOLVIDAS NO ENFRENTAMENTO DO CORONAVÍRUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA: Relato de Experiência. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 12, n. 1, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2020v12n1ID20798. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/20798. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial