ASSISTÊNCIA MULTIPROFISSIONAL AO PACIENTE COM FEBRE REUMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA PELO COVID19

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Aurimarcia Torres Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Iana Albuquerque Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Débora Farias Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Gisele Leite Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2020v12n1ID20981

Resumo

O ano de 2020 contou com o marco da pandemia pelo novo Coronavírus, contexto no qual o isolamento social precisou ser adotado em favor da contenção da doença. Por conseguinte, a educação em saúde da população torna-se um grande desafio, sobretudo quando a tecnologia é a maior aliada nas fontes de informação. Neste ínterim, o presente trabalho traz um relato da experiência de discentes do Curso de Medicina de uma Universidade Federal (UF) no que tange a esse processo educativo para pacientes com Febre Reumática (FR) e seus familiares, inseridos no Programa de Assistência Multiprofissional aos pacientes com FR através de um grupo de WhatsApp relacionado ao mesmo. Dessa forma, o estudo vem mostrar que, apesar de haver diversos entraves, faz-se necessária a busca por meios eficazes de educação em tempos de crise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Leite, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA), residência médica em Pediatria pelo Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), especialização em Cardiologia Pediátrica pelo Hospital Infantil Pequeno Príncipe (HPP), Ecocardiografia Fetal e Pediátrica pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul; título de especialista em Pediatria (RQE N°: 1181) e Cardiopediatria (RQE N°: 1292); mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora efetiva da Cardiopediatria na UFRN, sendo coordenadora docente da Iniciação Científica em Cardiopediatria, da Liga Acadêmica de Cardiopediatria, do Programa Febre Reumática e do Projeto Teste do Coraçãozinho. Também é membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), sendo Membro do Departamento Científico de Cardiologia da SBP, Presidente do Departamento Científico de Cardiologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (SOPERN) e membro do Conselho Fiscal da SBC-RN. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia Fetal e Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: cardiopatia congênita e adquirida, ecocardiografia fetal e pediátrica, medicina fetal e febre reumática.

Downloads

Publicado

25-08-2020

Como Citar

DA SILVA TORRES, A.; CIARA SANTOS DE ALBUQUERQUE, I. .; SANTOS UMBELINO DE FARIAS, D.; CORREIA PACHECO LEITE, G. ASSISTÊNCIA MULTIPROFISSIONAL AO PACIENTE COM FEBRE REUMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA PELO COVID19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 12, n. 1, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2020v12n1ID20981. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/20981. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial