RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AÇÕES DE PREVENÇÃO AO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) POR UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO RIO GRANDE DO NORTE

Relato de Experiência

Autores

  • Franklin Learcton Bezerra de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Francileide de Oliveira Vanderley Prefeitura Municipal de Equador/RN
  • Juciara Azevedo Ferreira dos Santos Prefeitura Municipal de Equador/RN
  • Wysterlânio Kayo Pereira Barros Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2020v12n1ID20998

Resumo

Em janeiro de 2020, o novo coronavirus se espalhou para outros países da Ásia e Europa, onde a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência em saúde pública de interesse internacional. Em março de 2020, a OMS classificou a doença causada pelo novo coronavirus como pandemia. O presente trabalho tem como objetivo relatar experiência vivenciada por parte de uma equipe de saúde da família do município de Equador no Estado do Rio Grande do Norte em ações de prevenção e combate a COVID-19. O processo de trabalho da equipe, observando o comportamento do novo coronavírus, fez pensar em estratégias que evitassem a contaminação tanto pelos profissionais quanto pela população. Além do mais, está gerando um novo modelo de atendimento e comportamento dos usuários na atenção básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franklin Learcton Bezerra de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduado em enfermagem pela Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialização em Dermatologia ministrado pelas Faculdades Integradas de Patos, na cidade de Natal - RN. Mestrado em Enfermagem pela UFRN. Atualmente exerce a função de professor temporário do magistério superior da UERN, campus Pau dos Ferros/RN. Foi Professor Substituto do Magistério Superior da FACISA/UFRN e Coordenador da Vigilância em Saúde do município de Santa Cruz/RN. Atua principalmente nos seguintes temas: Vigilância em Saúde; Epidemiologia; Saúde Coletiva; Extensão Universitária; Práticas Pedagógicas; Dermatologia, Saúde do Idoso, Saúde da Mulher.

Francileide de Oliveira Vanderley, Prefeitura Municipal de Equador/RN

Graduada em Enfermagem pela UNINASSAU/ Campina Grande-PB. Atua como Agente Comunitária de Saúde no município de Equador/RN.

Juciara Azevedo Ferreira dos Santos, Prefeitura Municipal de Equador/RN

Técnica de Enfermagem. Graduanda em Enfermagem pela UNESC - Faculdades na cidade de Campina Grande-PB. Atua como técnica de enfermagem na Prefeitura Municipal de Equador/RN.

Wysterlânio Kayo Pereira Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Médico da Estratégia de Saúde da Família do município de Equador/RN.

Downloads

Publicado

25-08-2020

Como Citar

OLIVEIRA, F. L. B. de; VANDERLEY, F.; DOS SANTOS, J.; BARROS, W. RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AÇÕES DE PREVENÇÃO AO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) POR UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO RIO GRANDE DO NORTE : Relato de Experiência. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 12, n. 1, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2020v12n1ID20998. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/20998. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial