USO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM ESCOLAS PÚBLICAS NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

PROJETO TRILHAS POTIGUARES

Autores

  • Victor Henrique Soares Silva Marques Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lariza Maria da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Isabelle Maria Mendes de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-9732-2003
  • Haroldo Loguercio Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2023v16n2ID34073

Resumo

O Programa de extensão Trilhas Potiguares, realizado em 2023 na cidade de Serra Negra do Norte, desenvolveu um conjunto de ações no município que contribuíram para a troca de saberes entre a universidade e a comunidade. Umas das demandas levantadas pelos coordenadores locais do município foi a saúde mental dos estudantes. A partir dessa necessidade foi desenvolvida a ação com Práticas Integrativas e Complementares, em três escolas, com sete turmas no total, foram desenvolvidas as seguintes práticas: aromaterapia, yoga e meditação. O objetivo dessa ação foi apresentar as práticas terapêuticas como uma estratégia para prevenir agravos à saúde e reforçar a importância da construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade.

Palavras-chave: extensão; práticas integrativas e complementares; saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Henrique Soares Silva Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Gestão Hospitalar.

Lariza Maria da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Fisioterapia.

Isabelle Maria Mendes de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Coautora; coordenadora; Doutora em Saúde Coletiva e Docente da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN)

Haroldo Loguercio Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Coautor; Coordenador; Pós-doutorado em História e Docente do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Downloads

Publicado

03-09-2024

Como Citar

MARQUES, V. H. S. S.; COSTA, L. M. da .; ARAÚJO, I. M. M. de .; CARVALHO, H. L. USO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM ESCOLAS PÚBLICAS NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE: PROJETO TRILHAS POTIGUARES. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 16, n. 2, 2024. DOI: 10.21680/2178-6054.2023v16n2ID34073. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/34073. Acesso em: 16 out. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência