A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA:

PERSPECTIVAS E TECNOLOGIAS SOCIAIS NAS VIVÊNCIAS DO CAMPO

Autores

  • Adauto Cruz de Souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria Sara de Lima Dias Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0001-7296-6400
  • Pedro Moreira da Silva Neto
  • Thiana Maria Becker Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0003-0510-3028
  • Estevão Antônio de Sousa Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcos Vinícios Rodrigues dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2023v16n2ID34762

Resumo

Objetivou-se analisar uma visita guiada ao Assentamento Contestado, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra/MST, localizado no município de Lapa-Pr, realizada pelo projeto TUTOR - Tecnologia, Trabalho e Orientação, o projeto de extensão visa a aproximação entre acadêmicos e a comunidade com o intuito de reforçar o tripé universitário, composto pela pesquisa, ensino e extensão. O projeto de extensão TUTOR promoveu uma visita guiada ao assentamento na qual participaram trinta e seis alunos de graduação e pós-graduação, os participantes conheceram o assentamento, sua história e práticas. Após, elaboraram um relato de observação e o documento foi submetido à análise de conteúdo. Como resultado destas análises se revelam percepções sobre o MST que são estereotipadas e predominantemente moldadas por narrativas das classes dominantes que são veiculadas pelos meios de comunicação oficiais e extraoficiais. Considera-se, portanto, que a experiência de extensão é fundamental para nortear projetos de formação mais qualificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adauto Cruz de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando no programa de pós graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Maria Sara de Lima Dias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pós-Doutora em Psicologia pela Universidad Autónoma de Barcelona (2016) como Bolsista CAPES, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) possui mestrado (2004) em Psicologia da Infância e Adolescência e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1990). Especialista em Pedagogia Social pela Universidade Católica Portuguesa. Trabalha com projetos que discutem Tecnologia e Trabalho, Saúde do Trabalhador e Orientação Profissional e Planejamento de Carreira. Professora do Departamento de Filosofia e Ciencias Humanas (DAFCH) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná , na graduação leciona Psicologia do Trabalho e Planejamento de Carreira. Professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade - PPGTE, é orientadora de mestrado e doutorado, iniciação científica e tecnológica e projetos de extensão. Atua na linha de pesquisa Tecnologia e Trabalho ministras disciplinas de Metodologia da Pesquisa, Tecnologia e Sociedade e Dimensões Culturais da Tecnologia é Líder do GRUPO - TASS, Tecnologia, atividade, subjetividade e saúde e participa do GRUPO Internacional GIOES, na Universidad de La Laguna, e do Grupo Internacional VIPAT, Violência en la Pareja na Universidade Autônoma de Barcelona. Participa dos Grupos de Pesquisa de Carreira na ANPEPP. Coordenadora do Projeto de Extensão Grupo de Leituras de Lev Vygotsky e Coordena o Laboratório TUTOR- Tecnologia Trabalho e Orientação. Atualmente participa da ALFEPSI, Associação Latino Americana de Psicologia, e da Associação, ABRAPSO, Associação Brasileira de Psicologia Social, e ABRAPEE, Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional.

Pedro Moreira da Silva Neto

Pedro Moreira da Silva Neto: Doutorando na Universidad Nacional de La Plata, Argentina.

Thiana Maria Becker, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda no programa de pós graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Estevão Antônio de Sousa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando no programa de pós graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Marcos Vinícios Rodrigues dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduando no curso de Educação Física na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Downloads

Publicado

03-09-2024

Como Citar

CRUZ DE SOUZA, A.; DE LIMA DIAS, M. S.; MOREIRA DA SILVA NETO, P.; MARIA BECKER, T.; ANTONIO DE SOUSA, E.; RODRIGUES DOS SANTOS, M. V. A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA:: PERSPECTIVAS E TECNOLOGIAS SOCIAIS NAS VIVÊNCIAS DO CAMPO. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 16, n. 2, 2024. DOI: 10.21680/2178-6054.2023v16n2ID34762. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/34762. Acesso em: 16 out. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência