MEDIAÇÃO DE LEITURA NO CURSO MULHERES MIL

DIÁLOGOS NECESSÁRIOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2020v11n1ID20411

Resumen

Este artículo consiste en presentar una descripción de la experiencia vivida en la curaduría realizada en el taller FIC – Modalidade Mulheres Mil 2017.2, cuyo tema fue el medio ambiente, centrado en el reciclaje, ofrecido por el IFRN Campus Avançado Lajes. El objetivo de este trabajo fue proponer y mediar la lectura del cuento “O Amor”, de la autora Clarice Lispector, junto a las mujeres que participaron del taller, brindando un momento de lectura, interpretación y reflexión del texto, contribuyendo para la formación de lectores. El trabajo realizado se basó en los estudios de Vygotsky (1996), en mediación y aprendizaje, además de los supuestos del Interaccionismo Sociodiscursivo, sobre el papel del lenguaje en el desarrollo humano a lo largo de la vida. El trabajo desarrollado apunta a una posible conciencia de la importancia de la lectura tanto por parte de los estudiantes curadores como de los demás estudiantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Meire Celedônio da Silva, IFRN

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará com estágio doutoral na Universidade Nova de Lisboa. Professora de Língua Portuguesa e Literatura do IFRN/Lajes. Membro do grupo de pesquisa GEPLA e vice-coordenadora do grupo de pesquisa LINFORM.

Marcelo Victor dos Santos Alves

Possui graduação em Química licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009) e mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRN (2016). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Química da UFRN, no grupo de química biológica e quimiometria Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino.

Daryjane Pereira Costa, IFRN

Graduanda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2017-2020) e Técnica Integrada em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2016-2019). Foi Bolsista de Iniciação Científica Júnior do CNPq - PIBIC (2017-2018), seguindo a linha de pesquisa da linguística aplicada com foco no Letramento Acadêmico. 

Maria Eduarda Alves Martins, IFRN

Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2016-2019). Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2020). Foi monitora voluntária no projeto Núcleo de Língua Inglesa (NUCling) do Campus Avançado Lajes (2017). Bolsista de extensão do projeto Inclusão Digital por Meio de Robótica Educacional para Alunos do Ensino Fundamental (2019). Youth Ambassador 2020.

Dallyane Débora Pereira Costa

Graduanda em Ciência e Tecnologia na Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA (2020-2024). Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2016-2019). Foi Bolsista de Iniciação Científica Júnior do CNPq - PIBIC (2017-2018), seguindo a linha de pesquisa da linguística aplicada com foco no Letramento Acadêmico no Ensino Médio Integrado do IFRN.

Publicado

28-07-2020

Cómo citar

SILVA, M. C. da; ALVES, M. V. dos S.; COSTA, D. P.; MARTINS, M. E. A.; COSTA, D. D. P. MEDIAÇÃO DE LEITURA NO CURSO MULHERES MIL: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS . Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 11, n. 1, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2020v11n1ID20411. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/20411. Acesso em: 25 sep. 2024.