DA PESQUISA DE ESCUTA À CENA PERFORMÁTICA

Resumo


Neste artigo, a artista-pesquisadora lançou mão de apresentar como ocorreu dá confabulação à realização da Pesquisa de Escuta (NUNES, 2020d), sendo está uma jornada teórico-prática que aconteceu em campo, em contexto de alteridade, cuja finalidade foi destampar Narrativas, Mitos, Lendas, Canções e/ou His(es)tórias Orais de indivíduos que foram postos nas margens do esquecimento. Quebrando assim os silêncios dos sujeitos subalternizados. Os conteúdos colhidos ao longo da pesquisa foram documentados no Caderno de Memórias, o qual é reconhecido como um diário de bordo, e, por fim, estudados, para então serem carnificados, ganhando vez, voz e corpo na seara das Artes da Cena, transformando-se em motes fundantes de estudos teóricos e ações práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Vítor Ferreira Nunes, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT UDESC). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGArC UFRN) e graduado no Curso de Licenciatura em Teatro pela mesma instituição. Graduado no curso de Licenciatua em Pedagogia pela Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU). Desenvolve pesquisas integrada a proposições junguiana, mais precisamente sobre o desvelamento de sua energia ânima, trangenciando também para os conteúdos do ânimus, do inconsciente à conscientização, ego, sombra e arquétipos, com experiência nas linguagens do Teatro, Dança e Performance.

Publicado
16-08-2021
Como Citar
NUNES, J. V. F. DA PESQUISA DE ESCUTA À CENA PERFORMÁTICA. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, v. 4, n. 1, p. 61-70, 16 ago. 2021.