THE COMMON NATIONAL CURRICULUM AND THE ARTS IN BASIC EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34280

Abstract

This article is based on thoughts about the process of implementation of the Common National Curricular Base (BNCC). To this end, this text is organized into four parts. The first presents the laws that underpin the construction of the Base and its elaboration pathways. The second part exposes the organization and pedagogical foundations. The third part presents the curricular component Art and the space for art in the curriculum. The last part highlights the challenges and paradigms of the implementation of this document.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Carolina Romano de Andrade, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IA/UNESP)

Artista do corpo, pesquisadora e professora. Formada e credenciada pela Royal Academy of Dance (RAD), Bacharel (2003) e Licenciada (2006) em Dança-UNICAMP. Mestre em Artes (IA-UNICAMP/2006). Doutora em Artes (IA-UNESP/2016). Participou do Grupo Matula Teatro, contemplado pelos editais de ocupação dos espaços da Caixa Cultural e Copa da Cultura em Berlim, do Ministério da Cultura-Parceria Matula Teatro e Boa Companhia. Fez parte do Grupo Sigma de Dança (2009-2012) que obteve as premiações do New York City Dance Alliance (NYC-2010). Criou o curso e atuou como prof. coord. da Pós Graduação Lato sensu Dança- Educação Faculdades Integradas de Bauru (2008-2011). Foi professora da Universidade Sagrado Coração Bauru, no Curso de Artes Cênicas, onde coordenou os projetos de extensão de Capoeira e Cultura Popular. Foi professora substituta na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, no curso de licenciatura em Educação Física (DEF/BAURU-2011).Ministrou cursos nas oficinas culturais do estado de São Paulo, com professores da rede de ensino. Membro do grupo de pesquisa Dança: Estética, Educação do Instituto de Artes da UNESP, desde 2011, atuando nos projetos de pesquisa Poéticas da Dança na Educação Básica (2011/2012) e Quintas em Dança (2013/atual), sob orientação da Profa Dra Kathya Godoy. Realizou como pesquisadora convidada o Mapeamento-Dança em rede, realizado pela São Paulo Companhia de Dança(2012). Participou (2015) como pesquisadora convidada do Núcleo São Paulo - NuSP - ligado ao Projeto Mapeamento Dança patrocinado pelo MINC. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Artes, membro do Grupo Estudos e pesquisas sobre políticas curriculares para o ensino de arte na educação básica e Pós- Doutoramento no PPGARC, UFRN, aprofundando as questões de currículo (BNCC) da educação infantil em interlocução com a dança e as práticas corporais para a infância. Além disso, atuo como professora colaboradora na graduação e no Mestrado Profissional (Stricto sensu) em Artes, PROF-ARTES, e trabalho diretamente na construção das pesquisas de viés teórico/prático com os professores que atuam nas escolas. Atua nas áreas Dança,Teatro, Artes Cênicas, Educação com metodologias de ensino em artes cênicas, currículo de arte.

Published

13-10-2023

How to Cite

ROMANO DE ANDRADE, C. THE COMMON NATIONAL CURRICULUM AND THE ARTS IN BASIC EDUCATION. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 50–59, 2023. DOI: 10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34280. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/34280. Acesso em: 16 may. 2024.