A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ESPAÇO DAS ARTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34280

Resumo

Este artigo parte de reflexões sobre o processo de implementação da  Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, esse texto está organizado em quatro partes. A primeira apresenta as leis que balizam a construção da Base e seus percursos de elaboração. A segunda faz uma exposição sobre a organização e fundamentos pedagógicos. A terceira apresenta o componente curricular Arte e o espaço da arte no currículo. A última parte destaca os desafios e paradigmas da implementação desse documento.

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Biografia do Autor

Carolina Romano de Andrade, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IA/UNESP)

Artista do corpo, pesquisadora e professora. Formada e credenciada pela Royal Academy of Dance (RAD), Bacharel (2003) e Licenciada (2006) em Dança-UNICAMP. Mestre em Artes (IA-UNICAMP/2006). Doutora em Artes (IA-UNESP/2016). Participou do Grupo Matula Teatro, contemplado pelos editais de ocupação dos espaços da Caixa Cultural e Copa da Cultura em Berlim, do Ministério da Cultura-Parceria Matula Teatro e Boa Companhia. Fez parte do Grupo Sigma de Dança (2009-2012) que obteve as premiações do New York City Dance Alliance (NYC-2010). Criou o curso e atuou como prof. coord. da Pós Graduação Lato sensu Dança- Educação Faculdades Integradas de Bauru (2008-2011). Foi professora da Universidade Sagrado Coração Bauru, no Curso de Artes Cênicas, onde coordenou os projetos de extensão de Capoeira e Cultura Popular. Foi professora substituta na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, no curso de licenciatura em Educação Física (DEF/BAURU-2011).Ministrou cursos nas oficinas culturais do estado de São Paulo, com professores da rede de ensino. Membro do grupo de pesquisa Dança: Estética, Educação do Instituto de Artes da UNESP, desde 2011, atuando nos projetos de pesquisa Poéticas da Dança na Educação Básica (2011/2012) e Quintas em Dança (2013/atual), sob orientação da Profa Dra Kathya Godoy. Realizou como pesquisadora convidada o Mapeamento-Dança em rede, realizado pela São Paulo Companhia de Dança(2012). Participou (2015) como pesquisadora convidada do Núcleo São Paulo - NuSP - ligado ao Projeto Mapeamento Dança patrocinado pelo MINC. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Artes, membro do Grupo Estudos e pesquisas sobre políticas curriculares para o ensino de arte na educação básica e Pós- Doutoramento no PPGARC, UFRN, aprofundando as questões de currículo (BNCC) da educação infantil em interlocução com a dança e as práticas corporais para a infância. Além disso, atuo como professora colaboradora na graduação e no Mestrado Profissional (Stricto sensu) em Artes, PROF-ARTES, e trabalho diretamente na construção das pesquisas de viés teórico/prático com os professores que atuam nas escolas. Atua nas áreas Dança,Teatro, Artes Cênicas, Educação com metodologias de ensino em artes cênicas, currículo de arte.

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Publicado

13-10-2023

Como Citar

ROMANO DE ANDRADE, C. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ESPAÇO DAS ARTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 50–59, 2023. DOI: 10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34280. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/34280. Acesso em: 23 fev. 2024.