EL CURRÍCULO NACIONAL COMÚN Y LAS ARTES EN LA EDUCACIÓN BÁSICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34280

Resumen

Este artículo se basa en reflexiones sobre el proceso de aplicación de la Base Curricular Nacional Común (BNCC). Para ello, el texto se organiza en cuatro partes. La primera presenta las leyes que guían la construcción del BNCC y su proceso de desarrollo. La segunda presenta la organización y los fundamentos pedagógicos. La tercera presenta el componente curricular de Arte y el lugar del arte en el currículo. La última parte destaca los retos y paradigmas de la aplicación de este documento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina Romano de Andrade, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IA/UNESP)

Artista do corpo, pesquisadora e professora. Formada e credenciada pela Royal Academy of Dance (RAD), Bacharel (2003) e Licenciada (2006) em Dança-UNICAMP. Mestre em Artes (IA-UNICAMP/2006). Doutora em Artes (IA-UNESP/2016). Participou do Grupo Matula Teatro, contemplado pelos editais de ocupação dos espaços da Caixa Cultural e Copa da Cultura em Berlim, do Ministério da Cultura-Parceria Matula Teatro e Boa Companhia. Fez parte do Grupo Sigma de Dança (2009-2012) que obteve as premiações do New York City Dance Alliance (NYC-2010). Criou o curso e atuou como prof. coord. da Pós Graduação Lato sensu Dança- Educação Faculdades Integradas de Bauru (2008-2011). Foi professora da Universidade Sagrado Coração Bauru, no Curso de Artes Cênicas, onde coordenou os projetos de extensão de Capoeira e Cultura Popular. Foi professora substituta na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, no curso de licenciatura em Educação Física (DEF/BAURU-2011).Ministrou cursos nas oficinas culturais do estado de São Paulo, com professores da rede de ensino. Membro do grupo de pesquisa Dança: Estética, Educação do Instituto de Artes da UNESP, desde 2011, atuando nos projetos de pesquisa Poéticas da Dança na Educação Básica (2011/2012) e Quintas em Dança (2013/atual), sob orientação da Profa Dra Kathya Godoy. Realizou como pesquisadora convidada o Mapeamento-Dança em rede, realizado pela São Paulo Companhia de Dança(2012). Participou (2015) como pesquisadora convidada do Núcleo São Paulo - NuSP - ligado ao Projeto Mapeamento Dança patrocinado pelo MINC. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Artes, membro do Grupo Estudos e pesquisas sobre políticas curriculares para o ensino de arte na educação básica e Pós- Doutoramento no PPGARC, UFRN, aprofundando as questões de currículo (BNCC) da educação infantil em interlocução com a dança e as práticas corporais para a infância. Além disso, atuo como professora colaboradora na graduação e no Mestrado Profissional (Stricto sensu) em Artes, PROF-ARTES, e trabalho diretamente na construção das pesquisas de viés teórico/prático com os professores que atuam nas escolas. Atua nas áreas Dança,Teatro, Artes Cênicas, Educação com metodologias de ensino em artes cênicas, currículo de arte.

Publicado

13-10-2023

Cómo citar

ROMANO DE ANDRADE, C. EL CURRÍCULO NACIONAL COMÚN Y LAS ARTES EN LA EDUCACIÓN BÁSICA. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 50–59, 2023. DOI: 10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34280. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/34280. Acesso em: 21 nov. 2024.