CARTOGRAFÍAS POÉTICAS PARA LA (RE)HUMANIZACIÓN DEL APRENDIZAJE EN EL MUNDO ACADÉMICO

Autores/as

  • Leandro Augusto e Silva Miranda Cavalcante Silva Miranda Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN
  • Jullyana Maria Moreira Julião Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34286

Resumen

Este trabajo pretende comprender cómo un evento a distancia genera nuevas formas de compartir el aprender y el hacer en el ámbito artístico-pedagógico. Para ello, se basa en la experiencia de las autoras como mediadoras del Grupo de Conversación 6 del II Coloquio Internacional de Poéticas del Aprendizaje (II CIPA). El escrito pretende responder a la pregunta: ¿cómo puede un evento realizado a distancia superar las barreras físicas, espaciales y temporales, integrando a las personas participantes? Para responder a esta pregunta, dialogamos con: los documentos de producción del Coloquio; los textos de los participantes en el Grupo; el texto colectivo producido en el evento; el principio y el concepto de juego como metodología para que la conversación tenga lugar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leandro Augusto e Silva Miranda Cavalcante Silva Miranda Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN

Possui graduação em Educação Artística - Habilitação em Musica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - 2006). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Vale do Acaraú - Ceará (2010) e Especialização em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN (2021). É mestre em Artes Cênicas pela UFRN (2014), e doutorando em Educação pela UFRN (2022), membro do Coletivo Poéticas do Aprender, tendo sua pesquisa voltada para a investigação vozicorporal, polifonia, musicorporeidade e processos de direção ou condução musicocênica na escola realizada pelos próprios alunos. É professor efetivo de música, de metodologia, de corpo e voz, do (IFRN). Tem interesse por pesquisas que envolvam: Pedagogia Teatral; Paisagens sonoras da cena; Música, som e ruído do espetáculo; Fronteiras e integrações artísticas (música e artes cênicas); Pedagogia musical em cena sob o olhar poético do diretor.

Jullyana Maria Moreira Julião, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN)

Graduada em Licenciatura em Teatro (2021) pelo Departamento de Artes (DEART) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED-UFRN) na Linha de Pesquisa "Educação, Comunicação, Linguagens e Movimentos", sob orientação da Professora Doutora Karyne Dias Coutinho. Interessada em estudos e práticas que versem sobre teatro, educação e temáticas feministas. Pesquisadora do Coletivo de Estudos Poéticas do Aprender (PPGED/PPGARC-UFRN).

Publicado

13-10-2023

Cómo citar

SILVA MIRANDA CAVALCANTE, L. A. e S. M. C.; MOREIRA JULIÃO, J. M. CARTOGRAFÍAS POÉTICAS PARA LA (RE)HUMANIZACIÓN DEL APRENDIZAJE EN EL MUNDO ACADÉMICO. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 122–137, 2023. DOI: 10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34286. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/34286. Acesso em: 17 may. 2024.