A RITUALIDADE AGBARA ARA: CONFLUÊNCIAS PERFORMÁTICAS DA YÁ ARTISTA NA CENA
Confluências Performáticas da Yá artista na cena
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n2ID37822Resumo
O presente artigo reflete sobre as conexões realizadas em forma de ritual através da Poética Agbara Ara, para um maior aprofundamento artístico na cena. A partir de vivencias ancestrais e suas “confluências” (SANTOS, p.14) corpo mulher preta, a autora reflete sobre a necessidade de retomar caminhos ancestrais para a construção de novas epstemologias negro referenciadas nas artes, através de práticas ancestrais ritualizadas nos terreiros de matriz “Afropindorâmica” (criado pelo Quilombola Antônio Bispo dos Santos). Dentro desta concepção será apresentado as influencias das energias dos Orixás e Encantados nos processos de envolvimento dos corpos vivos e protagonistas na cena.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Agrinez Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).