A RITUALIDADE AGBARA ARA: CONFLUÊNCIAS PERFORMÁTICAS DA YÁ ARTISTA NA CENA

Confluências Performáticas da Yá artista na cena

Autores

  • Agrinez Melo UFPE

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n2ID37822

Resumo

O presente artigo reflete sobre as conexões realizadas em forma de ritual através da Poética Agbara Ara, para um maior aprofundamento artístico na cena. A partir de vivencias ancestrais e suas “confluências” (SANTOS, p.14) corpo mulher preta, a autora reflete sobre a necessidade de retomar caminhos ancestrais para a construção de novas epstemologias negro referenciadas nas artes, através de práticas ancestrais ritualizadas nos terreiros de matriz “Afropindorâmica” (criado pelo Quilombola Antônio Bispo dos Santos). Dentro desta concepção será apresentado as influencias das energias dos Orixás e Encantados nos processos de envolvimento dos corpos vivos e protagonistas na cena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agrinez Melo, UFPE

Agrinez Melo é mulher preta, candomblecista, mãe e artista. Formada em Educação Artística (Habilitação em Artes Cênicas)pela UFPE e mestra em artes cênicas pela UFRN.  Está professora do curso de Teatro da UFP, é pesquisadora, atriz, figurinista, diretora teatral, multi artista. É Sócia participante do grupo de teatro, O Poste Soluções Luminosas; Criadora da Doceagri( Agrinez Diana de Melo e Cia LTDA), empresa de produção cultural focada nas pesquisas artísticas com figurino acessível e visualidades da cena; Sócia colaboradora do canal no youtube I pele Ti O dun (Doce Palco). Autora do livro de figurino e acessibilidade que lançou em 2022, ainda pesquisa o Ara(corpo) através da Poetica Matricial com base na energia dos             Orixás e Encantados Além de realizar cursos de teatro fincado  no preceito metodologico e reconhecimento da ancestralidade atravéz da dramaturgia dos Orixás. Atriz premiada em alguns festivais, também recebeu algumas indicações de prêmios como figurinista. Como atriz vem sendo reconhecida internacionalmente ampliando a rede de intercambios na revista Amazonas entre outras. Atualmente faz parte de alguns espetáculos e performances teatrais: Cordel do Amor Sem Fim-Texto de Claudia Barral, direção Samuel; Ombela- Texto Manuel Rui e direção Samuel Santos; Histórias Bordadas em Mim, Espetáculo solo de sua autoria; a performance Igbaywo-texto Talles Ribeiro e direção Samuel Santos; Musical O Iroko, A Pedra e o Sol, direção e texto de Samuel Santos. Além de direção dos espetáculos: Aldeias: Um Experimento Ancestral, onde ganhou o premiode melhor direção no Janeiro de Grandes espetáculos 2024; Histórias Bordadas em Mim; O Mensageiro;Performance Cartas a Ancestralidade;  Clamor Negro, texto Odailta Alves, Entre outros

Downloads

Publicado

24-12-2024

Como Citar

MELO, A. A RITUALIDADE AGBARA ARA: CONFLUÊNCIAS PERFORMÁTICAS DA YÁ ARTISTA NA CENA: Confluências Performáticas da Yá artista na cena. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 26–42, 2024. DOI: 10.21680/2595-4024.2024v7n2ID37822. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/37822. Acesso em: 7 jan. 2025.