A RITUALIDADE AGBARA ARA: CONFLUÊNCIAS PERFORMÁTICAS DA YÁ ARTISTA NA CENA

Confluências Performáticas da Yá artista na cena

Auteurs-es

  • Agrinez Melo UFPE

DOI :

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n2ID37822

Résumé

Cet article réfléchit sur les connexions établies sous forme de rituel à travers la Poétique Agbara Ara, pour une plus grande profondeur artistique dans la scène. À partir des expériences ancestrales et de leurs « confluences » (SANTOS, p.14) du corps de la femme noire, l'auteur réfléchit sur la nécessité de revenir aux chemins ancestraux pour la construction de nouvelles épistémologies noires référencées dans les arts, à travers des pratiques ancestrales ritualisées dans les terreiros. de la matrice « Afropindoramic » (créée par Quilombola Antônio Bispo dos Santos). Dans cette conception, les influences des énergies des Orixás et des Enchantés seront présentées dans les processus d'implication des corps vivants et des protagonistes dans la scène.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Agrinez Melo, UFPE

Agrinez Melo é mulher preta, candomblecista, mãe e artista. Formada em Educação Artística (Habilitação em Artes Cênicas)pela UFPE e mestra em artes cênicas pela UFRN.  Está professora do curso de Teatro da UFP, é pesquisadora, atriz, figurinista, diretora teatral, multi artista. É Sócia participante do grupo de teatro, O Poste Soluções Luminosas; Criadora da Doceagri( Agrinez Diana de Melo e Cia LTDA), empresa de produção cultural focada nas pesquisas artísticas com figurino acessível e visualidades da cena; Sócia colaboradora do canal no youtube I pele Ti O dun (Doce Palco). Autora do livro de figurino e acessibilidade que lançou em 2022, ainda pesquisa o Ara(corpo) através da Poetica Matricial com base na energia dos             Orixás e Encantados Além de realizar cursos de teatro fincado  no preceito metodologico e reconhecimento da ancestralidade atravéz da dramaturgia dos Orixás. Atriz premiada em alguns festivais, também recebeu algumas indicações de prêmios como figurinista. Como atriz vem sendo reconhecida internacionalmente ampliando a rede de intercambios na revista Amazonas entre outras. Atualmente faz parte de alguns espetáculos e performances teatrais: Cordel do Amor Sem Fim-Texto de Claudia Barral, direção Samuel; Ombela- Texto Manuel Rui e direção Samuel Santos; Histórias Bordadas em Mim, Espetáculo solo de sua autoria; a performance Igbaywo-texto Talles Ribeiro e direção Samuel Santos; Musical O Iroko, A Pedra e o Sol, direção e texto de Samuel Santos. Além de direção dos espetáculos: Aldeias: Um Experimento Ancestral, onde ganhou o premiode melhor direção no Janeiro de Grandes espetáculos 2024; Histórias Bordadas em Mim; O Mensageiro;Performance Cartas a Ancestralidade;  Clamor Negro, texto Odailta Alves, Entre outros

Téléchargements

Publié-e

24-12-2024

Comment citer

MELO, A. A RITUALIDADE AGBARA ARA: CONFLUÊNCIAS PERFORMÁTICAS DA YÁ ARTISTA NA CENA: Confluências Performáticas da Yá artista na cena. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 26–42, 2024. DOI: 10.21680/2595-4024.2024v7n2ID37822. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/37822. Acesso em: 8 janv. 2025.