THE AGBARA ARA RITUALITY: PERFORMATIC CONFLUENCES OF YÁ ARTIST IN THE SCENE

Confluências Performáticas da Yá artista na cena

Authors

  • Agrinez Melo UFPE

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n2ID37822

Abstract

This article reflects on the connections made in the form of ritual through Agbara Ara Poetics, for a greater artistic depth in the scene. Based on ancestral experiences and their “confluences”(SANTOS,p.14) with the black woman body, the author reflects on the need to return to ancestral paths for the construction of new referenced black epistemologies, through ritualized ancestral practices in terreiros of Afropindoramic origin (created by Quilombola Antônio Bispo dos Santos). Within this conception, the influences will be presented of the energies of the Orixás and Enchanted in the processes of involvement of living bodies and protagonists in the scene.

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Author Biography

Agrinez Melo, UFPE

Agrinez Melo é mulher preta, candomblecista, mãe e artista. Formada em Educação Artística (Habilitação em Artes Cênicas)pela UFPE e mestra em artes cênicas pela UFRN.  Está professora do curso de Teatro da UFP, é pesquisadora, atriz, figurinista, diretora teatral, multi artista. É Sócia participante do grupo de teatro, O Poste Soluções Luminosas; Criadora da Doceagri( Agrinez Diana de Melo e Cia LTDA), empresa de produção cultural focada nas pesquisas artísticas com figurino acessível e visualidades da cena; Sócia colaboradora do canal no youtube I pele Ti O dun (Doce Palco). Autora do livro de figurino e acessibilidade que lançou em 2022, ainda pesquisa o Ara(corpo) através da Poetica Matricial com base na energia dos             Orixás e Encantados Além de realizar cursos de teatro fincado  no preceito metodologico e reconhecimento da ancestralidade atravéz da dramaturgia dos Orixás. Atriz premiada em alguns festivais, também recebeu algumas indicações de prêmios como figurinista. Como atriz vem sendo reconhecida internacionalmente ampliando a rede de intercambios na revista Amazonas entre outras. Atualmente faz parte de alguns espetáculos e performances teatrais: Cordel do Amor Sem Fim-Texto de Claudia Barral, direção Samuel; Ombela- Texto Manuel Rui e direção Samuel Santos; Histórias Bordadas em Mim, Espetáculo solo de sua autoria; a performance Igbaywo-texto Talles Ribeiro e direção Samuel Santos; Musical O Iroko, A Pedra e o Sol, direção e texto de Samuel Santos. Além de direção dos espetáculos: Aldeias: Um Experimento Ancestral, onde ganhou o premiode melhor direção no Janeiro de Grandes espetáculos 2024; Histórias Bordadas em Mim; O Mensageiro;Performance Cartas a Ancestralidade;  Clamor Negro, texto Odailta Alves, Entre outros

Published

24-12-2024

How to Cite

MELO, A. THE AGBARA ARA RITUALITY: PERFORMATIC CONFLUENCES OF YÁ ARTIST IN THE SCENE: Confluências Performáticas da Yá artista na cena. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 26–42, 2024. DOI: 10.21680/2595-4024.2024v7n2ID37822. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/37822. Acesso em: 8 jan. 2025.