LA RITUALIDAD AGBARA ARA: CONFLUENCIAS PERFORMÁTICAS DEL ARTISTA YÁ EN LA ESCENA

Confluências Performáticas da Yá artista na cena

Autores/as

  • Agrinez Melo UFPE

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n2ID37822

Resumen

Este artículo reflexiona sobre las conexiones realizadas en forma ritual a través de la Poética Agbara Ara, para una mayor profundidad artística en la escena. A partir de experiencias ancestrales y sus “confluencias”(SANTOS,p.14) con el cuerpo de la mujer negra, la autora reflexiona sobre la necesidad de retomar caminos ancestrales para la construcción de nuevas epistemologías negras referenciadas, a través de prácticas ancestrales ritualizadas en terreiros de origen afropindorámico creado por el quilombola Antônio Bispo dos Santos). Dentro de esta concepción, las influencias estarán. Se presentarán las energías de los Orixás y Encantados en los procesos de involucración de cuerpos vivos y protagonistas en la escena.

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Biografía del autor/a

Agrinez Melo, UFPE

Agrinez Melo é mulher preta, candomblecista, mãe e artista. Formada em Educação Artística (Habilitação em Artes Cênicas)pela UFPE e mestra em artes cênicas pela UFRN.  Está professora do curso de Teatro da UFP, é pesquisadora, atriz, figurinista, diretora teatral, multi artista. É Sócia participante do grupo de teatro, O Poste Soluções Luminosas; Criadora da Doceagri( Agrinez Diana de Melo e Cia LTDA), empresa de produção cultural focada nas pesquisas artísticas com figurino acessível e visualidades da cena; Sócia colaboradora do canal no youtube I pele Ti O dun (Doce Palco). Autora do livro de figurino e acessibilidade que lançou em 2022, ainda pesquisa o Ara(corpo) através da Poetica Matricial com base na energia dos             Orixás e Encantados Além de realizar cursos de teatro fincado  no preceito metodologico e reconhecimento da ancestralidade atravéz da dramaturgia dos Orixás. Atriz premiada em alguns festivais, também recebeu algumas indicações de prêmios como figurinista. Como atriz vem sendo reconhecida internacionalmente ampliando a rede de intercambios na revista Amazonas entre outras. Atualmente faz parte de alguns espetáculos e performances teatrais: Cordel do Amor Sem Fim-Texto de Claudia Barral, direção Samuel; Ombela- Texto Manuel Rui e direção Samuel Santos; Histórias Bordadas em Mim, Espetáculo solo de sua autoria; a performance Igbaywo-texto Talles Ribeiro e direção Samuel Santos; Musical O Iroko, A Pedra e o Sol, direção e texto de Samuel Santos. Além de direção dos espetáculos: Aldeias: Um Experimento Ancestral, onde ganhou o premiode melhor direção no Janeiro de Grandes espetáculos 2024; Histórias Bordadas em Mim; O Mensageiro;Performance Cartas a Ancestralidade;  Clamor Negro, texto Odailta Alves, Entre outros

Publicado

24-12-2024

Cómo citar

MELO, A. LA RITUALIDAD AGBARA ARA: CONFLUENCIAS PERFORMÁTICAS DEL ARTISTA YÁ EN LA ESCENA: Confluências Performáticas da Yá artista na cena. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 26–42, 2024. DOI: 10.21680/2595-4024.2024v7n2ID37822. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/37822. Acesso em: 8 ene. 2025.