THEATER NOT TO DIE

A REPORT ON THE MEDIATION OF CONVERSATION GROUP 2 AT II CIPA

Authors

  • Aldair Rodrigues da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EAJ/UFRN)
  • Tatiane Cunha de Souza Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34282

Abstract

This text consists of the analytical report of the experience of coordinating the Conversation Group 2 of the II International Colloquium Poetics of Learning, held in November 2021 in remote format, in which we met to discuss the (im)possibilities of theater at school in pandemic times. The work proposal sought to practice dialogue in the form of a game, understanding playfulness as inherent to the existence of the human being and, therefore, also of the theater. Theater not to die was the resistance form of our task in coordinating the aforementioned Group, to reinvent ourselves artistically and pedagogically.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aldair Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EAJ/UFRN)

Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) , mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016) e é especialista em ensino da arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2014). Atualmente é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, Artes, com ênfase em Dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes temas: processos criativos e formativos em artes, Nelson Rodrigues e psicanálise.

Tatiane Cunha de Souza, Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Atriz, performer, artista circense, diretora e professora de teatro. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora efetiva do Estado do Rio Grande do Norte, em que ministra a disciplina de Artes na Escola Estadual Lauro de Castro e professora celetista do Município de Natal, em que ministra a disciplina de Artes na Escola Municipal Celestino Pimentel. Integrante do Grupo de Pesquisa Poéticas do Aprender orientados pela professora PhD Karyne Dias Coutinho, vinculados à UFRN. Foi professora substituta do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo da UFRN, em que lecionou as disciplinas de Didática, Arte/Educação e Estágio Supervisionado para a Formação de Professores de Teatro. Atuou como preceptora do Programa Residência Pedagógica em Teatro e supervisora do PIBID-TEATRO-UFRN. Realizou estágio-docência no curso de Licenciatura em Teatro da UFRN e foi colaboradora do Programa Mais Cultura Nas Escolas; realizado na Escola Municipal de 1º Grau Edinor Avelino-Macau/RN em que fundou o Grupo Maré de Artes. É Atriz do Comboio de Teatro ? Natal/RN. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas ? ABRACE. Tem experiência na área de Artes e do Ensino de Teatro, com ênfase em estudos da pedagogia do teatro, currículo e interfaces da arte com a educação.

Published

13-10-2023

How to Cite

RODRIGUES DA SILVA, A.; CUNHA DE SOUZA, T. THEATER NOT TO DIE: A REPORT ON THE MEDIATION OF CONVERSATION GROUP 2 AT II CIPA. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 77–89, 2023. DOI: 10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34282. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/34282. Acesso em: 22 jul. 2024.