THÉÂTRE POUR NE PAS MOURIR

RAPPORT SUR LA MÉDIATION DU GROUPE DE CONVERSATION 2 AU II CIPA

Auteurs-es

  • Aldair Rodrigues da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EAJ/UFRN)
  • Tatiane Cunha de Souza Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

DOI :

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34282

Résumé

Ce texte consiste en un compte-rendu analytique de l'expérience de coordination du groupe de conversation 2 du IIe Colloque international sur la poétique de l'apprentissage, qui s'est tenu en novembre 2021 à distance et au cours duquel nous nous sommes réunis pour discuter des (im)possibilités du théâtre à l'école en temps de pandémie. La proposition de travail visait à pratiquer le dialogue sous la forme d'un jeu, en considérant le jeu comme inhérent à l'existence de l'être humain et, par conséquent, du théâtre. Le théâtre pour ne pas mourir a été la forme de résistance de notre tâche de coordination de ce groupe, pour nous réinventer artistiquement et pédagogiquement.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Aldair Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EAJ/UFRN)

Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) , mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016) e é especialista em ensino da arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2014). Atualmente é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, Artes, com ênfase em Dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes temas: processos criativos e formativos em artes, Nelson Rodrigues e psicanálise.

Tatiane Cunha de Souza, Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Atriz, performer, artista circense, diretora e professora de teatro. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora efetiva do Estado do Rio Grande do Norte, em que ministra a disciplina de Artes na Escola Estadual Lauro de Castro e professora celetista do Município de Natal, em que ministra a disciplina de Artes na Escola Municipal Celestino Pimentel. Integrante do Grupo de Pesquisa Poéticas do Aprender orientados pela professora PhD Karyne Dias Coutinho, vinculados à UFRN. Foi professora substituta do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo da UFRN, em que lecionou as disciplinas de Didática, Arte/Educação e Estágio Supervisionado para a Formação de Professores de Teatro. Atuou como preceptora do Programa Residência Pedagógica em Teatro e supervisora do PIBID-TEATRO-UFRN. Realizou estágio-docência no curso de Licenciatura em Teatro da UFRN e foi colaboradora do Programa Mais Cultura Nas Escolas; realizado na Escola Municipal de 1º Grau Edinor Avelino-Macau/RN em que fundou o Grupo Maré de Artes. É Atriz do Comboio de Teatro ? Natal/RN. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas ? ABRACE. Tem experiência na área de Artes e do Ensino de Teatro, com ênfase em estudos da pedagogia do teatro, currículo e interfaces da arte com a educação.

Téléchargements

Publié-e

13-10-2023

Comment citer

RODRIGUES DA SILVA, A.; CUNHA DE SOUZA, T. THÉÂTRE POUR NE PAS MOURIR: RAPPORT SUR LA MÉDIATION DU GROUPE DE CONVERSATION 2 AU II CIPA. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 77–89, 2023. DOI: 10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34282. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/34282. Acesso em: 22 juill. 2024.