TEATRO PARA NO MORIR

INFORME SOBRE LA MEDIACIÓN DEL GRUPO DE CONVERSACIÓN 2 EN LA II CIPA

Autores/as

  • Aldair Rodrigues da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EAJ/UFRN)
  • Tatiane Cunha de Souza Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34282

Resumen

Este texto consiste en un relato analítico de la experiencia de coordinación del Grupo de Conversación 2 del II Coloquio Internacional Poéticas del Aprendizaje, realizado en noviembre de 2021 en formato remoto, en el que nos reunimos para discutir las (im)posibilidades del teatro en la escuela en tiempos de pandemia. La propuesta de trabajo buscaba practicar el diálogo en forma de juego, entendiendo lo lúdico como inherente a la existencia del ser humano y, por lo tanto, también del teatro. Teatro para no morir fue la forma de resistencia de nuestra tarea en la coordinación de este Grupo, para reinventarnos artística y pedagógicamente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aldair Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EAJ/UFRN)

Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) , mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016) e é especialista em ensino da arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2014). Atualmente é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, Artes, com ênfase em Dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes temas: processos criativos e formativos em artes, Nelson Rodrigues e psicanálise.

Tatiane Cunha de Souza, Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Atriz, performer, artista circense, diretora e professora de teatro. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora efetiva do Estado do Rio Grande do Norte, em que ministra a disciplina de Artes na Escola Estadual Lauro de Castro e professora celetista do Município de Natal, em que ministra a disciplina de Artes na Escola Municipal Celestino Pimentel. Integrante do Grupo de Pesquisa Poéticas do Aprender orientados pela professora PhD Karyne Dias Coutinho, vinculados à UFRN. Foi professora substituta do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo da UFRN, em que lecionou as disciplinas de Didática, Arte/Educação e Estágio Supervisionado para a Formação de Professores de Teatro. Atuou como preceptora do Programa Residência Pedagógica em Teatro e supervisora do PIBID-TEATRO-UFRN. Realizou estágio-docência no curso de Licenciatura em Teatro da UFRN e foi colaboradora do Programa Mais Cultura Nas Escolas; realizado na Escola Municipal de 1º Grau Edinor Avelino-Macau/RN em que fundou o Grupo Maré de Artes. É Atriz do Comboio de Teatro ? Natal/RN. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas ? ABRACE. Tem experiência na área de Artes e do Ensino de Teatro, com ênfase em estudos da pedagogia do teatro, currículo e interfaces da arte com a educação.

Publicado

13-10-2023

Cómo citar

RODRIGUES DA SILVA, A.; CUNHA DE SOUZA, T. TEATRO PARA NO MORIR: INFORME SOBRE LA MEDIACIÓN DEL GRUPO DE CONVERSACIÓN 2 EN LA II CIPA. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 77–89, 2023. DOI: 10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34282. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/34282. Acesso em: 21 nov. 2024.