Improvisação: o corpo como protagonista da criação
DOI :
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2020v3n3ID24641Résumé
Este artigo discute como a improvisação pode ser trabalhada em vários aspectos, com enfoque na investigação do movimento, na criação coreográfica e na cena, evidenciando esses três aspectos de modo não hierárquico. Considerando a não dicotomia entre técnica e criação, o artigo promove a reflexão sobre o corpo como protagonista da criação improvisacional na sala e na cena. Discute-se a noção de improvisação fundamentada na Técnica Klauss Vianna a partir da escuta do corpo e dos estudos da presença.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).