Pedagogias da máscara em crise: riso e aberturas dramatúrgicas
DOI :
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2022v5n2ID31038Résumé
O artigo que aqui apresento explora a máscara teatral enquanto lugar de passagem e os efeitos decorrentes da crise que esse trânsito pode provocar entre o ator e a sua própria atuação. A passagem como instância de crise, a crise como sinal de abertura, um convite para mover-se de si e ir na direção do outro, essa expansão como terreno para a empatia e a comunicação da cena. Para isto tomo como referência algumas experiências pedagógicas de formação de palhaços desenvolvidas nos cursos e ensaios conduzidos por mim na Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) onde sou docente desde 1994, e um exercício de criação de personagem experimentado por mim no processo de ensaio da performance teatral A plebe de Coriolano, realizada em 2022 no Rio de Janeiro.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ana Achcar 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).