Pedagogias da máscara em crise: riso e aberturas dramatúrgicas
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2022v5n2ID31038Resumo
O artigo que aqui apresento explora a máscara teatral enquanto lugar de passagem e os efeitos decorrentes da crise que esse trânsito pode provocar entre o ator e a sua própria atuação. A passagem como instância de crise, a crise como sinal de abertura, um convite para mover-se de si e ir na direção do outro, essa expansão como terreno para a empatia e a comunicação da cena. Para isto tomo como referência algumas experiências pedagógicas de formação de palhaços desenvolvidas nos cursos e ensaios conduzidos por mim na Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) onde sou docente desde 1994, e um exercício de criação de personagem experimentado por mim no processo de ensaio da performance teatral A plebe de Coriolano, realizada em 2022 no Rio de Janeiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Achcar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).