As escolhas lexicais no semiárido da Bahia

Autores

  • Leandro Almeida dos Santos UFBA

Palavras-chave:

Língua portuguesa. Léxico. Variação.

Resumo

Apresenta-se, neste trabalho, uma análise sobre um o nível da língua mais dinâmico, o léxico. Esta pesquisa investiga as denominações coletadas pelo Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) para duas perguntas, a saber: 121. menstruação e 122. menopausa, pertencentes ao Questionário Semântico-Lexical do ALiB (2001). Foram escolhidas 05 cidades da Bahia: Euclides da CunhaJuazeiro, Jequié, Seabra e Irecê. Objetiva-se analisar as possíveis variações e mudanças sofridas na língua, sob a ótica da Sociolinguística e da Dialetologia, duas áreas que apregoam o caráter plural, mutável e diversificado da língua, bem como o vínculo entre com a cultura. Busca-se, também, apurar como as escolhas lexicais dos informantes denunciam aspectos variados. A fim de alcançar as metas estabelecidas, a metodologia empregada consistiu na realização das etapas: a) leituras da bibliografia acerca do tema; b) escolha e formação do corpus, inquéritos das referidas cidades do semiárido baiano, pontos do AliB; c) análise do corpus, com intuito de encontrar, através da fala dos informantes, marcas linguísticas e sociais importantes, pois, conforme a metodologia do projeto maior, os seguintes fatores são considerados: 04 informantes por localidade - interior, dos sexos masculino e feminino, duas faixas etárias, faixa I e faixa II e com o nível fundamental. Seguindo os princípios da Geolinguística, em que parâmetros diatópicos e diastráticos, possibilitou verificar que os informantes da faixa etária II possuem, em seus repertórios lexicais, muitas denominações que fazem alusão a um passado, mostrando como os aspectos socioculturais e históricos interferem no uso da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Almeida dos Santos, UFBA

É licenciado e bacharel em Letras Vernáculas, pela Universidade Federal da Bahia (2012-2013), respectivamente. Atuou como bolsista de Iniciação Científica (PIBIC - CNPq/UFBA), no projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), entre agosto de 2010 e abril de 2013. É Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, pela Universidade Federal da Bahia, e Mestre em Língua e Cultura, pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da UFBA, no qual ingressou no ano de 2014. Atuou como professor substituto das disciplinas EDC A62 - Estágio Supervisionado I de Língua Portuguesa e EDC A63 - Estágio Supervisionado II de Língua Portuguesa - (FACED-UFBA). Atualmente, é professor da Faculdade Montessoriano, ministra disciplinas de Leitura e Produção de Textos para os cursos de Pedagogia e Administração, e professor na Faculdade Regional da Bahia - UNIRB, ministra as disciplinas de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa e Leitura e Produção de Textos. Dedica-se à diversidade dialetal e sociolinguística do Português Brasileiro, com ênfase nos processos semântico-lexicais e a formação de professores.

Downloads

Publicado

15-04-2018

Como Citar

SANTOS, L. A. dos. As escolhas lexicais no semiárido da Bahia. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 18, n. 40, p. 125–138, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/10198. Acesso em: 19 abr. 2024.