Puxando a sanfona e rasgando o nordeste: relações de gênero na música popular nordestina (1950-1990)
Palavras-chave:
Gênero, Nordeste, ForróResumo
Este trabalho versa sobre as construções das relações de gênero na música popular nordestina, particularmente o forró, estilo musical típico dessa regiáo. Nesse sentido, escolheu-se os compositores e intérpretes Luiz Gonzaga – década de 50 - , e a Banda Mastruz com Leite – década de 90 – por serem estes expoentes da nossa história musical. Tentar-se-á mostrar, através das práticas discursivas (composiçáo musical) como se produziram as imagens do ser masculino e do ser feminino, nos dois períodos históricos referentes a estes compositores e como esses discursos musicalizados construíram uma dada visibilidade e uma certa dizibilidade ao ser homem e ao ser mulher, e suas relações de gênero. Busca-se entender também como se cruzam as imagens do masculino e do feminino nos dois contextos históricos em que se inserem os compositores. Trata-se portanto, de uma análise dos discursos gestados em cada realidade histórico-social e que participam da construçáo/desconstruçáo dos papéis masculinos e femininos e suas relações de gênero.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.