DEFENDER E CONQUISTAR: APONTAMENTOS PARA A(S) HISTÓRIA(S) DOS MILITARES NA CAPITANIA DO RIO GRANDE (SÉCULO XVII)

Autores

  • Lívia Brenda da Silva Barbosa UERN
  • Maiara Silva Araújo UFRN

Resumo

A segunda metade do século XVI foi marcada por reclamações de oficiais da Coroa quanto a situação dos corpos militares da capitania. Um exemplo disso foi a carta enviada em 28 de julho de 1665 pelo capitão-mor do Rio Grande, Valetim Tavares Cabral ao Conselho Ultramarino. Na ocasião, o capitão-mor ressaltava a necessidade de homens para as tropas da capitania, bem como de recursos para lidar com o miserável estado da Fortaleza dos Reis Magos. Nesse sentido, a carta era apenas uma das diversas reclamações acerca dos recursos para provimento militar enviadas ao Conselho Ultramarino até décadas seguintes. Dessa maneira, apresenta-se a transcrição do documento e apontamentos sobre esta conjuntura na capitania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Brenda da Silva Barbosa, UERN

Doutoranda em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora temporária na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atua nos campos de História Moderna, História do Império Português, História do Brasil Colonial e das Capitanias do Norte; com ênfase nos estudos de Administração, Fiscalidade, Guerra e Resistência indígena.

Maiara Silva Araújo, UFRN

 Doutoranda em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professora de História da rede municipal de Vera Cruz-RN. Tem interesse nas áreas de História Militar, mestiçagens e escravidão na América portuguesa.

Downloads

Publicado

11-12-2023

Como Citar

DA SILVA BARBOSA, L. B.; SILVA ARAÚJO, M. DEFENDER E CONQUISTAR: APONTAMENTOS PARA A(S) HISTÓRIA(S) DOS MILITARES NA CAPITANIA DO RIO GRANDE (SÉCULO XVII). Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 22, n. 45, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/15607. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Documentos