Entre pontos e conexões: o território-rede no Rio Grande do Norte a partir do EAD

Autores

  • Ione Rodrigues Diniz Morais
  • Eugênia Maria Dantas
  • Adriano Lima Troleis

Palavras-chave:

Rede. Território. Ensino a Distância

Resumo

O final do século XX foi marcado por mudanças impulsionadas pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Essas mudanças impactaram os segmentos sociais, especialmente na Educaçáo. No Brasil, as Tecnologias da Informaçáo e Comunicaçáo (TIC’s) têm sido uma ferramenta para a ampliaçáo do ensino superior, sendo o Ensino a Distância (EaD) um dos seus principais veículos. No território potiguar, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é uma das instituições ofertantes do EaD. O trabalho analisa a relaçáo território-rede-ensino a partir do EaD como eixo de articulaçáo territorial no contexto da sociedade em rede. Essa espacializaçáo permite enxergar a configuraçáo da rede a partir dos seus tentáculos, sobreposições e vazios, e a articulaçáo entre cidades de diferentes portes, inclusive cidades pequenas, por onde transitam os fluxos de informações e interações que viabilizam o processo ensino-aprendizagem.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-10-2012

Como Citar

DINIZ MORAIS, I. R.; DANTAS, E. M.; TROLEIS, A. L. Entre pontos e conexões: o território-rede no Rio Grande do Norte a partir do EAD. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 13, n. 31, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/2123. Acesso em: 28 mar. 2024.