Entre pontos e conexões: o território-rede no Rio Grande do Norte a partir do EAD
Palavras-chave:
Rede. Território. Ensino a DistânciaResumo
O final do século XX foi marcado por mudanças impulsionadas pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Essas mudanças impactaram os segmentos sociais, especialmente na Educaçáo. No Brasil, as Tecnologias da Informaçáo e Comunicaçáo (TIC’s) têm sido uma ferramenta para a ampliaçáo do ensino superior, sendo o Ensino a Distância (EaD) um dos seus principais veículos. No território potiguar, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é uma das instituições ofertantes do EaD. O trabalho analisa a relaçáo território-rede-ensino a partir do EaD como eixo de articulaçáo territorial no contexto da sociedade em rede. Essa espacializaçáo permite enxergar a configuraçáo da rede a partir dos seus tentáculos, sobreposições e vazios, e a articulaçáo entre cidades de diferentes portes, inclusive cidades pequenas, por onde transitam os fluxos de informações e interações que viabilizam o processo ensino-aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.