A influência das cartas internacionais sobre as Leis Nacionais de Proteção ao Patrimônio Histórico e Pré-Histórico e estratégias de preservação dos Sí­tios arqueológicos brasileiros

Autores

  • Valdeci dos Santos Júnior

Palavras-chave:

Cartas Patrimoniais, Arqueologia, Educação

Resumo


Neste artigo traçamos um esboço cronológico da evoluçáo das cartas nacionais e internacionais referentes a conservaçáo patrimonial,  evidenciando sua influência na elaboraçáo das leis de proteçáo aos sítios arqueológicos no Brasil do século XX. A adoçáo de estratégias voltadas para a educaçáo patrimonial sáo medidas vitais para a preservaçáo dos sítios históricos e pré-históricos ante o desconhecimento da populaçáo em geral. Fazer com que o conhecimento acadêmico sobre preservaçáo e conservaçáo patrimonial seja assimilado pela populaçáo e colocado em prática na defesa dos sítios arqueológicos, exige mudanças culturais e de posturas comportamentais, efetuadas através de um trabalho de conscientizaçáo social através da educaçáo.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-07-2010

Como Citar

SANTOS JÚNIOR, V. dos. A influência das cartas internacionais sobre as Leis Nacionais de Proteção ao Patrimônio Histórico e Pré-Histórico e estratégias de preservação dos Sí­tios arqueológicos brasileiros. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 6, n. 13, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/282. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos