A prática política oligárquica e o debate sobre parlamentarismo e presidencialismo em meio à transição política Brasileira em Raymundo Faoro
Palavras-chave:
Transição política, Presidencialismo, Parlamentarismo, Representação, MudançaResumo
Em razáo do debate, no início da década de 1990, acerca do plebiscito que definiria a continuidade ou náo do presidencialismo no país, Raymundo Faoro criticava os políticos e intelectuais que situavam todas as discussões acerca das possíveis mudanças em curso no âmbito de uma mera substituiçáo do regime vigente por um outro. Ele afirmava que o caso náo era de substituiçáo de um presidencialismo lamentavelmente fracassado por um parlamentarismo que tendia a repetir os mesmos vícios políticos daquele primeiro. O essencial, antes de mudar o regime de governo, era mudar o tipo de representaçáo em que se assentava um sistema político capaz de desvirtuar qualquer modificaçáo que viesse a ocorrer tanto naquele momento quanto nos anos posteriores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.