DESENVOLVIMENTO REGIONAL: AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS E AMBIENTAIS DECORRENTES DA CONSTRUÇÃO DA ARENA PERNAMBUCO
Resumo
As obras públicas são de grande importância para o fomento ao desenvolvimento regional. Entretanto, devem ser projetadas de acordo com as condições de cada comunidade. Nesta perspectiva, o presente trabalho destaca a construção da Arena Pernambuco, realizada como grande vetor de desenvolvimento para a cidade de São Lourenço da Mata, localizada na região metropolitana de Recife-PE. Objetiva-se assim, identificar os principais conflitos sociais, econômicos e ambientais causados pelo projeto. Utilizando metodologicamente de dados primários, através de pesquisa de campo com aplicação de questionários e visitas técnicas. Resultando a priori, na identificação da inviabilidade econômica quanto aos valores investidos e sua rentabilidade, danos sociais causados pelas desapropriações dos morados que viviam nas proximidades da obra e insuficiência quanto a utilização e preservação dos recursos naturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.