DESENVOLVIMENTO REGIONAL: AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS E AMBIENTAIS DECORRENTES DA CONSTRUÇÃO DA ARENA PERNAMBUCO

Autores

  • Antônio Fagundes Gomes da Silva
  • Jessica Morais Braga Lyra
  • Renato de Bozzano Rodrigues
  • Sérgio Murilo Santos de Araújo

Resumo

As obras públicas são de grande importância para o fomento ao desenvolvimento regional. Entretanto, devem ser projetadas de acordo com as condições de cada comunidade. Nesta perspectiva, o presente trabalho destaca a construção da Arena Pernambuco, realizada como grande vetor de desenvolvimento para a cidade de São Lourenço da Mata, localizada na região metropolitana de Recife-PE. Objetiva-se assim, identificar os principais conflitos sociais, econômicos e ambientais causados pelo projeto. Utilizando metodologicamente de dados primários, através de pesquisa de campo com aplicação de questionários e visitas técnicas. Resultando a priori, na identificação da inviabilidade econômica quanto aos valores investidos e sua rentabilidade, danos sociais causados pelas desapropriações dos morados que viviam nas proximidades da obra e insuficiência quanto a utilização e preservação dos recursos naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Fagundes Gomes da Silva

Mestre em Recursos Naturais - PPGRN/UFCG. 

Jessica Morais Braga Lyra

Mestre em Recursos Naturais - PPGRN/UFCG. 

Renato de Bozzano Rodrigues

Doutorando/PRODEMA - Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. 

Sérgio Murilo Santos de Araújo

Doutor em Ciências, área de Administração e Política de Recursos Minerais/Geociências – UNICAMP. Professor da Unidade Acadêmica de Geografia – UFCG. 

Downloads

Publicado

12-12-2023

Como Citar

GOMES DA SILVA, A. F. .; MORAIS BRAGA LYRA, J. .; BOZZANO RODRIGUES, R. de .; MURILO SANTOS DE ARAÚJO, S. . DESENVOLVIMENTO REGIONAL: AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS E AMBIENTAIS DECORRENTES DA CONSTRUÇÃO DA ARENA PERNAMBUCO. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 23, n. 46, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/34818. Acesso em: 22 dez. 2024.